sábado, 21 de fevereiro de 2015

Salmo 30,32 ou 42,43; Deuteronômio 7:17-26; 
Tito 3:1-15; João 1:43-51

Redescobrindo o caminho.

Redescobrir o sentido da vida quando se abate a esperança é uma experiência que exige esforço sobrenatural e humano. Cabe em primeiro lugar, a certeza de que há uma profunda e mística sintonia entre o céu e terra, que em Cristo, se consolida uma aliança indissolúvel entre Deus e toda humanidade. 

Ele é a luz multiforme que interage e fortalece, é a suprema energia que move montanhas, e é o caminho que nos liberta de todo o mal. Em seguida, faz-se necessário combater o medo, este sentimento impede o anuncio e testemunho da ação libertadora de Jesus. Ficamos na mesma, e nada acontece. Quando Jesus convoca as suas discípulas e os seus discípulos para a missão na terra, infunde em cada qual, o Espírito da justiça, da vida plena para a continuidade da missão.

A comunidade que segue a Jesus não caminha para o fracasso, mas segue firme na luta por um mundo melhor e possível.  

Revda. Rose Cunha
Olinda - PE

Texto para meditação
Em verdade, em verdade vos digo que vereis o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem.  João 1:51

Intercessão
Oremos pelas igrejas que se unem no compromisso ecumênico de afirmar a vida, fortalecendo os grupos populares empenhados nas lutas por transformações políticas, econômicas e sociais em favor da dignidade e do exercício pleno da cidadania.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Salmo 95*,31 ou 35; Deuteronômio 7:12-16; 
Tito 2:1-15; João 1:35-42.

Segue-me!

Venham e vejam! Assim ao longo da caminhada, Jesus tem seduzido as pessoas, que ao serem tocadas e impactadas pelo poder do amor, assumem a condição de discípulas e discípulos. É a novidade de vida! 
            
Há um grande diferencial em só ouvir falar e no encontrar-se com Jesus. O encontro promove as mais profundas mudanças, passa pelas entranhas do ser e vai além das paredes, bancos de igrejas e muralhas. É necessário abrir o coração e dar testemunho da verdade mais pura e libertadora. No encontro com Jesus, ele, Simão, teve seu nome mudado para Cefas (Pedra ou Pedro). Mudança esta, que sugere outra direção, outros mares... O encontro com Jesus provoca mudança radical, comprometimento com a dignidade, e crescentes oportunidades para construir um mundo democrático, humano e solidário.                                                                                                                          
              
Ele é o caminho, a verdade e a vida, e neste proposito, optar por seguir o Cristo é optar pelo Reino Eterno que decreta o fim de todos os sistemas opressores, e de todas as ações injustas. Com doçura insiste: “segue-me!”

Revda. Rose Cunha
Olinda - PE

Texto para meditação
Jesus, fixando nele o olhar, disse: Tu és Simão, filho de João, tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro). João 1:42

Intercessão
Oremos por uma sociedade mais justa e mais solidária vivendo segundo o coração de Deus na busca do bem comum e da paz entre as nações.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Salmo 37:1-18 ou 37:19-42; Deuteronômio 7:6-11; 
Tito 1:1-16 ; João 1:29-34.

O Reino de Deus está próximo

No tempo de Jesus o povo judeu estava submetido ao poder de Roma. Havia um controle rígido, opressor pelas autoridades da época, e grande parte da população vivia na penúria, passava necessidade, pagava pesados impostos, e vivia numa constante tensão política.  Por outro lado, havia um povo que se alimentava da expectativa, que ouvia com atenção a João Batista – que também se tornara uma grande ameaça para as autoridades. Percebamos que, o movimento popular era reprimido com violência. João Batista era a voz que clamava no deserto.

Quando batizado por João Batista, o Cordeiro de Deus, assume com o seu povo a esperança da proximidade do Reino, alicerçado na verdadeira transformação de vida. Deus, manifestou o seu infinito amor e poder por toda humanidade.

Há um fato Interessante e simbólico, o mergulho na água está ligado a morte; e a saída dela está ligada a ressurreição, seguida claro, da manifestação do Espirito.  O batismo então, configura o engajamento de Jesus com o povo, ali no rio, assume esplendorosamente a proposta pedagógica de Deus na construção do Reino de paz e Justiça. O batismo de Jesus, é expressão de uma Epifania (manifestação) do Filho amado de Deus, gerado como o Ungido que vem libertar sua gente.

Revda. Rose Cunha
Olinda - PE

Texto para meditação
Eis o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.                                                                        João 1:29

Intercessão
Oremos pela crise mundial, para que as soluções encontradas sejam realmente estruturais em todas as áreas: econômica, social, política e cultural. Clamamos para que os reinos deste mundo se convertam à proposta singular do Teu Reino, Senhor!

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

QUARTA FEIRA DE CINZAS

Salmo 103 ou 103:8-14; Joel 2:1-2,12-17 ou Isaías 58:1-12; 
II Coríntios 5:20b–6:10; Mateus 6:1-6,16-21.

Rasgando o coração

Ao receber a imposição das cinzas escutamos: “Lembra-te que és pó e em pó te hás de tornar”. É preciso mesmo, lembrar da nossa finitude, da nossa condição humana. E, diante dessa nossa fragilidade, reconhecer que somos pessoas pecadoras desejando voltar o coração às palavras de Jesus: “Convertei-vos ao Amor”.  Este tempo litúrgico nos lança para dentro do mistério pascal. É um tempo de profunda reflexão e conversão, tempo de silêncio, tempo de ouvir os clamores da terra, tempo de oração e contrição, tempo de jejum e preparação, tempo de rasgar o coração no encontro íntimo e sincero com Deus. É tempo de refazer, urgentemente, o caminho.

As palavras do profeta Joel nos chama a responsabilidade universal de retomarmos nossa luta em defesa dos sagrados direitos humanos e da preservação da nossa casa planetária, que devastada pela tirania e ambição, tem sido alvo dos sistemas dominantes. As consequências são dramáticas como: o esgotamento dos recursos, abrupta extinção de espécies, a injustiça e a pobreza, a violência e conflitos no mundo. Grande são os desafios ambientais, econômicos, políticos, sociais e espirituais.  Cristo, imploramos piedade!

É preciso convocar mais o povo, beber o cálice da transformação radical de vida, confiando na ternura e na misericórdia de Deus. É necessário acolher a proposta de Cristo, em toda sua intensidade, então converter o medo da morte em plenitude de vida.

Preparemo-nos para vida nova!

Revda. Rose Cunha
Olinda - PE

Texto para meditação
Ainda assim, agora mesmo, diz o Senhor: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isto com jejuns, com choro e com pranto. Joel. 2:12

Intercessão
Oremos pela paz e Justiça no mundo. Inspira-nos, ó Deus da vida, à promover a vida e assegurar os direitos humanos, cultivar a esperança e o amor. Encoraja-nos a partilhar nossos bens, experiências e apoio.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Salmo 97,99, [100] ou 94, [95]; Isaías 63:7-14; 
I Timóteo 1:18-2:8; Marcos 11:12-26

Uma comunidade comprometida com a causa de Jesus

Uma comunidade que não acolhe a ação transformadora de Jesus, não pode dar frutos, pois está com toda sua estrutura corrompida, distante do amor de Deus e consequentemente do amor ao próximo. Como não abrir os olhos, os braços, e toda a nossa vida em favor das pessoas mais necessitadas e oprimidas? Como não ouvir o clamor do povo que tem fome de pão e de amor? Como não combater esses sistemas excludentes que ao invés de facilitar o encontro amoroso entre as pessoas, só aumenta a divisão, cria conflitos e amplia a intolerância? Lembro-me da canção “Que estou fazendo se sou cristã e cristão?”

Uma comunidade comprometida com a causa de Jesus deve ser por excelência militante em favor das pessoas pobres, das despossuídas, das excluídas, das marginalizados, das sem-teto, sem-terra, enfim lutar e fazer valer os direitos sagrados, lançar na terra as sementes de um novo tempo, árvore frutífera para toda humanidade.

Que o despertar da vida, da dignidade, da paz, do amor e da justiça seja realidade viva em nós mediante Jesus Cristo, e que cada filha e filho de Deus possa pela fé, combater o bom combate em todas as andanças, em todos os lugares. Deus infunda em nós a sua compaixão, os seus dons, seu amor e maravilhosa graça.

Revda. Rose Cunha
Olinda - PE

Texto para meditação
A minha casa será chamada casa de oração para todas as nações? Vós, porém, a tendes transformado em covil de salteadores. Marcos 11:17

Intercessão
Oremos pelas pessoas atribuladas, pobres, oprimidas e enfermas para que tenham amparo, paz e cura mediante a graça e a misericórdia de Jesus Cristo.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Salmo 89:1-18 ou 89:19-52; Isaías 63:1-6; 
I Timóteo 1:1-17; Marcos 11:1-11.

Jesus, as mulheres e o ministério ordenado

Na história, apesar da rígida cultura patriarcal, o feminino se propaga buscando seu lugar mais ousado, pleno, diverso e divino. A mulher é a âncora, coluna existencial que acolhe a vida, e revela o amor maternal de Deus.  É tempo de celebrar! Agradecer a quem fortalece a nossa  luta, Cristo Jesus, nosso amigo e redentor, que comanda as mulheres à vastidão de suas responsabilidades e relevantes ministérios.

Desde as origens do cristianismo se escreveu, por exemplo, em torno da Maria Madalena, diversas fábulas, caricaturas e confusos textos com a intenção politica de diminuir ou eliminar a sua verdadeira identidade, o  seu papel fundamental na fundação da nova seita cristã. A linha conservadora da Igreja não pode mais negar que Maria Madalena de fato, foi a primeira apostola de Jesus, aquela que mergulhou  na mística da proposta do Reino.

Em, 30 anos de Ministério Ordenado Feminino na Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, estamos em festa, este acontecimento é de grande reflexão para todas nós, mulheres anglicanas - apóstolas, missionárias, profetizas, diáconas, presbíteras, e Bispas num futuro próximo, mulheres militantes do bem e da justiça, filhas amadas de Deus e amantes de Jesus; sim é com muita alegria que celebramos a festa e nos fortalecemos para os muitos desafios do mundo contemporâneo.

Revda. Rose Cunha
Olinda - PE

Texto para meditação
Sou grato para com aquele que me fortaleceu, Cristo Jesus, nosso Senhor que me considerou fiel, designando-me para o ministério. I Timoteo 1:12

Intercessão
Oremos pela Igreja peregrina para que sempre permaneça fiel na proclamação do Santo Evangelho. Pelo dialogo ecumênico para que possamos viver em comunhão fraterna no serviço da paz e da justiça no mundo.

domingo, 15 de fevereiro de 2015

6º DOMINGO DA EPIFANIA - (Thomas Bray, Presbítero e Missionário, 1730).

Salmo 42 ou 42:1-7; II Reis 5:1-15ab; 
I Coríntios 9:24-27; Marcos 1:40-45 

Somos pessoas purificadas pela graça

Romper com os sistemas excludentes era, e permanece sendo a proposta de Jesus para toda sua gente. A questão central do texto é “purificar”, romper com toda a forma de segregação. Toda beleza da proposta cristã perpassa pela consciência da conversão contínua, do despertar, do abrir os olhos, ouvidos e deixar-se informar pela palavra que é fonte de salvação e de libertação.
             
Jesus acolhe todas as pessoas no caminho e realiza maravilhas: cura as doentes, feridas no corpo, na mente e na alma, purifica também as excluídas por causa da impureza, defende a causa das marginalizadas e faz o banquete da vida ser concreto. Convoca as mulheres ao serviço na linha de frente, os homens, as crianças, toda a juventude. Uma força amorosa que seduz, consola e traz vida e vida com abundância. A experiência com o Deus vivo na história é um profundo e absoluto mistério que está além da compreensão humana.
               
Em Jesus, somos pessoas purificadas pela graça, e as condições para sermos discípulas e discípulos é amar a verdade e a justiça sem fazer acepção de pessoas. Por Jesus, é que se entende que Deus é puro amor e que o amor é a fonte inesgotável de vida. 

Revda. Rose Cunha
Olinda - PE

Texto para meditação
Jesus profundamente compadecido, estendeu a mão, tocou-o e disse-lhe: Quero, fica limpo! Marcos 1:41

Intercessão
Oremos por todas as pessoas que almejam transformar a face do mundo inspiradas no projeto amoroso de Deus, para que possam expandir o senso de unidade como família humana.

sábado, 14 de fevereiro de 2015

Salmo 87,90 ou 136; Isaías 61:10-62:5; 
II Timóteo 4:1-8; Marcos 10:46-52.

Lançando de si a capa

O grande desafio e coragem de um cego, que não se cala perante a repreensão de alguns, era ser ouvido por Jesus, o filho de Davi.

O meu e o seu desafio, é o de continuar clamando para que Ele tenha compaixão de nós, independentemente dos obstáculos que tenhamos de vencer.

Outro desafio tão importante quanto esse, é lançar de nós todas as capas que nos impendem de ir ter com Jesus. 

A capa que Bartimeu lançou fora representava a sua proteção contra os fortes ventos. Sem medo de ter que voltar a mendigar e a passar frio, foi ter com Jesus. O medo muitas vezes nos impede de ir, de lançar fora aquilo que tem pesado sobre nós. 

Que tenhamos a coragem e força necessária para ir ao encontro do Senhor. 

Revda. Ilma Rios
Lisboa - Portugal

Texto para meditação
“Quando ouviu dizer que era Jesus Nazareno que estava passando, o cego começou a gritar: Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!” Marcos 10:47

Intercessão
Oremos por todas as pessoas que precisam de força para clamar a Jesus e para lançar de si tudo aquilo que os impede de ir ter com Ele.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Salmo 88 ou 91,92; Isaías 61:1-9; 
II Timóteo 3:1-17;  Marcos 10:32-45.

Que quereis que eu vos faça?

Os discípulos de Jesus queriam talvez o que todos nós queremos. Estar assentados com Jesus, não importa se seria à sua direita ou à sua esquerda. Entretanto a resposta dada por Jesus a eles, tem muitas e preciosas lições para nos ensinar.

De que lado você quer estar?

Agora que deve ter respondido no intimo a essa pergunta segue outra, o que está disposto a fazer para ter tal honra?

A resposta de Jesus a Tiago e a João, foi para além do que eles podiam compreender. Porque Jesus lhes diz: não sabeis o que pedis.

Será que nós sabemos o que temos pedido ao Senhor?

Revda. Ilma Rios
Lisboa - Portugal

Texto para meditação
“...quem de vocês quiser ser grande, deve tornar-se o servidor de vocês.” Marcos 10:43b

Intercessão
Oremos por todos as pessoas que precisam compreender que para ser grande, é preciso saber ser serv@ e servir as outras criaturas.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Salmo [83] 146,147 ou 85,86; Isaías 60:1-17; 
II Timóteo 2:14-26; Marcos 10:17-31.

Só uma coisa

Se hoje, alguém lhe pergunta-se, o que lhe falta. Qual seria a sua resposta?

Nos dias que correm de tantas dificuldades e desafios, em busca de mais e mais, será que de fato para nós apenas uma coisa nos falta?

O encontro de Jesus com o jovem rico trouxe a este um grande impacto, para a sua estrutura social, econômica e religiosa, se assim podemos dizer. 

Um jovem, que desde a juventude, observava os mandamentos, mas que não tinha nenhuma disposição para pagar o preço para viver.

Quando Jesus coloca para ele o maior desafio, que era vender tudo o que tinha e distribuir entre os pobres, e segui-Lo, ou seja, deixar tudo para trás e ter um tesouro no céu.

O que estamos dispostos a deixar para trás?

O que realmente é importante para nós?

Só uma coisa te falta, o amor a Deus, acima de tudo.

Revda. Ilma Rios
Lisboa - Portugal

Texto para meditação
“Falta só uma coisa para você fazer: vá, venda tudo, dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois venha e siga-me.” Marcos 10:21b

Intercessão
Oremos por aquelas pessoas que precisam da graça de Deus para segui-Lo.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Salmo 119:97-120 ou 81,82; Isaías 59:15b-21; 
II Timóteo 1:15-2:13; Marcos 10:1-16.

Deixai vir a mim os pequeninos

No Ministério de Jesus, seguido sempre por grande multidão, alguns em busca de milagres outros por curiosidade, muitas crianças eram levadas a Ele para serem abençoadas ou apenas tocadas, porque o toque de Jesus era, e continua sendo abençoador.

Como também acontece hoje, as crianças muitas vezes, por sua natureza irriquieta, podem ser repreendidas por muitos acharem que elas atrapalham. Esta foi a atitude dos discípulos, querendo impedi-las de estarem perto de Jesus, mas Jesus contrariando a atitude dos mesmos, pega as crianças no colo e diz-lhes: deixar vir a mim os pequeninos, não os impeçam, porque deles é o reino do céu.

E diz mais, quem não receber o reino de Deus como uma criança, de maneira nenhuma entrará nele.

Como temos recebido o reino de Deus? 

Revda. Ilma Rios
Lisboa - Portugal

Texto para meditação
“Deixem as crianças vir a mim. Não lhes proíbam, porque o Reino de Deus pertence a elas.”
Marcos 10:14b

Intercessão
Oremos por todas as crianças que têm sofrido violência.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Salmo 78; Isaías 59:1-15a; 
2 Timóteo 1:1-14; Marcos 9:42-50.

Sal da terra

A pior coisa para quem tem hipertensão, é ter de comer uma comida sem sal. As pessoas que precisam duma dieta assim, vivem a queixar-se de que a comida não está boa. O sal para além de restaurar o sabor, também é usado para preservar os alimentos. Jesus disse aos seus discípulos que eles eram o sal da terra. Olhando para esta afirmação do Mestre pergunto-me: como discípula de Cristo tenho sido o sal da terra? Tenho restaurado o sabor daquilo que está a degradar-se? 

Pensando na nossa vida diária, que tipo de cristãs, cristãos somos nós?

A nossa palavra serve para restaurar?

A nossa atitude serve para restaurar?

O sal não deve ser em excesso, para não estragar e não pode ser insuficiente para não ficar insípido. O sal na medida certa proporciona um sabor inigualável.

Que sejamos como o sal da terra, e não nos envergonhemos da mensagem do evangelho que é o poder de Deus.

Revda. Ilma Rios
Lisboa - Portugal

Texto para meditação
“O sal é bom. Mas se o sal se tornar insosso, com o que vocês lhe darão sabor?  Marcos 9:50a

Intercessão
Oremos pelas pessoas que precisam de força e coragem para testemunhar o evangelho, e continuarem sendo o sal da terra.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Salmos 80 ou 77[79]; Isaías 58:1-12; 
Gálatas 6:11-18; Marcos 9:30-41.

Ser o primeiro

Muitos andam em busca de ser o primeiro, de ter o primeiro lugar numa prova de vestibular, de ser o primeiro entre os seus colegas de turma, de ser o primeiro a chegar ao final numa competição. Os discípulos de Jesus, humanos como nós, também discorriam acerca disso e queriam saber qual era o maior. No reino de Deus e na vida cristã, os valores do reino são contrários aos valores do mundo. No reino de Deus, o maior é aquele que O serve, e aquele que quer ser o primeiro, segundo Jesus, será o último. 

Em que posição temos nos colocado enquanto servas e servos de Deus?

O que realmente temos valorizado?

Jesus mostra aos seus discípulos que para ser o primeiro é preciso saber servir. Que Ele, na Sua infinita graça e amor, nos ensine a ser serv@s umas (uns) dos outr@s e a valorizar o Seu reino e a Sua justiça.

Revda. Ilma Rios
Lisboa - Portugal

Texto para meditação
“... se alguém quer ser o primeiro, deverá ser o último, e ser aquele que serve a todos.” Marcos 9:35b

Intercessão
Oremos por todas as pessoas que precisam da sabedoria de Deus para aprender a servir.

domingo, 8 de fevereiro de 2015

5º DOMINGO DA EPIFANIA

Salmo 142; II Reis 4:(8-17)18-21,(22-31)32-37; 
I Coríntios 9:16-23; Marcos 1:29-39.

A sós com Deus

Jesus estava em plena ação, depois de um dia de muitas realizações, de curas e milagres, de afluência de pessoas em busca de solução, para os seus diversos problemas. Diz-nos o texto que Ele curou muitos doentes de toda a sorte de enfermidades, também expulsou muitos demônios.

Curiosamente, a seguir a tudo isso, Jesus que certamente estava cansado, depois de todo o dia cercado pela multidão dos que vinham ter com Ele, foi descansar, mas levantou-se em alta madrugada e saiu, indo para um lugar deserto, ali orava.

Também nós precisamos sair às vezes para um lugar deserto, fugir do barulho que nos impede de falar com Deus e de ouvir a Deus.

Muitos vivem em busca de estarem em evidência, quando na verdade tudo o que precisa é estar a sós com Deus.

O que você tem buscado?

Revda. Ilma Rios
Lisboa - Portugal

Texto para meditação
“De manhã bem cedo, quando ainda estava escuro, Jesus se levantou e foi para um lugar deserto e ficou ali orando.  Marcos 1:35

Intercessão
Oremos por Sabedoria para podermos buscar a presença de Deus e ouvir a Sua voz.

sábado, 7 de fevereiro de 2015

Salmos 75, 76 ou 23,27; Isaías 57:3-13; 
Gálatas 5:25-6:10; Marcos 9:14-29.

Permitir se surpreender!
                           
Os textos de hoje nos ofertam importantes ensinamentos, dentre os quais queremos destacar um, em especial: o Evangelho de Marcos, que relata sobre o epilético endemoninhado. No tempo de Jesus várias pessoas doentes eram consideradas endemoninhadas. 
                           
As características do filho do homem que era tomado pelo espírito são de um epilético. Mas o que é importante nesse texto é a capacidade do pai se esforçar com credulidade a respeito dos atos miraculosos de Jesus. Não seria qualquer um que poderia curar ou expulsar o espírito do filho daquele homem, que poderia curá-lo de sua enfermidade. Apenas Jesus poderia fazer isso. Aliás, tudo é possível àquela pessoa que crê! 
                           
A incredulidade e a superstição são opostas à credulidade e a fé! Não se trata de questionar, de buscar compreender, de duvidar, pois isso faz parte da ambiguidade própria do ser humano. A questão é superar a dúvida e se permitir surpreender a partir do ato de fé. 

Postulante David Pessoa de Lira
Revda. Diaconisa Lilian Conceição da Silva Pessoa de Lira.
Recife PE

Texto para meditação
E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê. Marcos 9:23

Intercessão
Oremos para que, além de nossas limitadas possibilidades de ação e de entendimento, consideremos o ilimitado amor de Deus revelado a nós através de nosso Senhor Jesus Cristo.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Salmos 40,54 ou 51; Isaías 50:1-11; 
Gálatas 3:15-22; Marcos 6:47-56.

Vencer o medo
                             
Os textos de hoje nos ofertam importantes ensinamentos, dentre os quais queremos destacar um, em especial: o Evangelho de Marcos, que relata sobre a caminhada de Jesus sobre as águas. Algo de interessante pode ser percebido quando se lê esse texto: os discípulos acreditavam em fantasmas! Outra característica desse texto é que os discípulos viviam sempre circundados pelo medo ou pelo temor  e pela dúvida de qualquer coisa. 
                              
Na verdade, existem pessoas que estão há décadas na igreja, mas agem como neófitas na fé, estão sempre temendo alguma coisa, alguma novidade. Elas afirmam: “que temeridade”; “isso seria um escândalo”. Pessoas assim não confiam, não creem, andam com dúvidas, temem os ventos das novidades porque são bravios. Quando entra no barco, o vento amaina, acalma-se. Não se pode conceber que Jesus esteja entre nós e ainda pensar que o vento das novidades possa nos ser prejudicial. O texto nos convida a que vençamos o medo e nos abramos às oportunidades de aprendizagens que as novidades nos podem trazer. 

Postulante David Pessoa de Lira
Revda. Diaconisa Lilian Conceição da Silva Pessoa de Lira.
Recife PE

Texto para meditação
Porque todos o viam, e perturbaram-se; mas logo falou com eles, e disse-lhes: Tende bom ânimo; sou eu, não temais. Marcos 6:50

Intercessão
Oremos para que nossos medos não impeçam a ousadia de viver o Evangelho em todas as situações de nossa vida, em especial naquelas mais difíceis. 

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

(Os Mártires do Japão, 1597).

Salmo [70],71 ou 74;Isaías 55:1-13; 
Gálatas 5:1-15; Marcos 8:27-9:1  

Seguimento e oposição ao Reino
                               
Os textos de hoje nos ofertam importantes ensinamentos, dentre os quais queremos destacar um, em especial: o Evangelho de Marcos, que relata sobre a confissão de Pedro e o anúncio da paixão de Jesus Cristo. A confissão de Pedro que Jesus é o Cristo forma o centro do Evangelho de Marcos. Mas Pedro é surpreendente em muitas passagens: ele é capaz de confessar que Jesus é o Cristo, mas também de não querer permitir que o Filho do Homem sofresse até a morte. 
                             
Pedro e Judas são os únicos, em todos os Evangelhos, a negar e trair. São também, curiosamente, os únicos que foram chamados de Satanás (Opositor). O Opositor é aquele que se coloca contra os interesses do Reino de Deus, preocupado com seus próprios interesses, sentimentos e crenças. Pedro não concebia que o Ungido de Deus pudesse ser um grande perdedor (na sua concepção). Muitas vezes priorizam-se os interesses de grupos, excluindo a possibilidade do êxito de outros/as e de todos/as. Jesus não admitia tais comportamentos entre seus seguidores/as. Não é por acaso que Jesus diz: “... não pensas as coisas de Deus, mas as humanas”.

Postulante David Pessoa de Lira
Revda. Diaconisa Lilian Conceição da Silva Pessoa de Lira.
Recife PE

Texto para meditação
Mas ele, virando-se, e olhando para os seus discípulos, repreendeu a Pedro, dizendo: Retira-te de diante de mim, Satanás; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas as que são apenas humanas. Marcos 8:33

Intercessão
Oremos para que nossas falhas e oposições ao Reino não impeçam a constante busca de Deus e de seu amor em Cristo.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

(Cornélio, o Centurião; Atos 10).

Salmos 42,43 ou 47,48; 1 Samuel 2:1-10; 
1 João 3:1-18; João 8:31-36. 

Viver a liberdade!

Os textos de hoje nos ofertam importantes ensinamentos, dentre os quais queremos destacar um, em especial: o Evangelho de João nos apresenta o que talvez possamos acolher como a mais desafiadora proposta à vida humana: viver a liberdade. E viver a liberdade para Jesus, como Ele mesmo afirma, é permanecer firme em suas palavras, ou seja, em seus ensinamentos, vivendo a verdade que liberta. 
                        
Viver a liberdade é viver responsavelmente a vida, reconhecendo a oportunidade da autonomia proposta por Jesus. Cada qual de nós é convidada/o a viver como sua discípula e seu discípulo, ou seja, como seguidora ou seguidor. E assumir essa condição é, antes de tudo, assumir-se como serva e como servo. Foi para isso que um dia cada qual de nós foi batizada/o. Somos livres para servir. Somos servas e servos para a liberdade e assim passamos da condição de escravizadas a condição de filhas e filhos, parte da família de Deus. Que ecoe em cada qual de nós o que a alegria de pertencermos a família de Deus para sempre. 

Postulante David Pessoa de Lira
Revda. Diaconisa Lilian Conceição da Silva Pessoa de Lira.
Recife PE

Textos para meditação
Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. João 8:36

Intercessão
Oremos para que, através da fé em Jesus Cristo, encontremos o caminho da mais plena liberdade para amar e servir.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Salmos 61,62 ou 68; Isaías 52:1-12; 
Gálatas 4:12-20; Marcos 8:1-10.

Matriciar-se: ter o sentimento de mãe!

Os textos de hoje nos ofertam importantes ensinamentos, dentre os quais queremos destacar um, em especial: o Evangelho de Marcos, que relata sobre a segunda multiplicação dos pães.  Dois fatos devem chamar a nossa atenção no texto: uma é a multiplicação e a outra é a partilha dos pães. Por isso, algumas pessoas dizem que não houve multiplicação, mas partilha; outras vão dizer que a partilha é resultado do milagre da multiplicação. O que deve ser ponto focal é a frase “tenho compaixão da multidão”. 
                        
No texto grego, a palavra splankhnizomai não é meramente ter compaixão, ter misericórdia, mas mexer-se visceralmente ou condoer-ser nas entranhas. Embora se traduza por ter misericórdia ou compaixão, isso reduz muito o sentido desse verbo em língua portuguesa. Essa palavra pode ser traduzida por matriciar – algo que vem desde o útero que só a mãe é capaz de sentir. Matriciar-se pela multidão é está visceralmente ligada/o com as dores da multidão que padecia. Muitas vezes, esse verbo vem com o sentido de indignar-se com a injustiça praticada contra outrem – não necessariamente praticada contra nós mesmas/os, mas contra outra/o alguém. Isso é um sentimento que só a mãe é capaz de sentir quando a injustiça recai sobre seu filho ou sua filha.

Postulante David Pessoa de Lira
Revda. Diaconisa Lilian Conceição da Silva Pessoa de Lira. Recife PE

Texto para meditação
Tenho compaixão – sentimento de mãe - pela multidão, porque há já três dias que estão comigo, e não têm o que comer. Marcos 8:2

Intercessão
Oremos para que o sentimento maternal que pertence a Deus, pelo qual Jesus se encarnou, e que ele vivenciou olhando para a multidão desamparada, também aconteça em nossa vida cristã.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

APRESENTAÇÃO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO NO TEMPLO

Salmos 56,57,[58] ou 64-65; Isaías 51:17-23; 
Gálatas 4:1-11; Marcos 7:24-37.

A ousada reivindicação da mulher siro-fenícia

Os textos de hoje nos ofertam importantes ensinamentos, dentre os quais queremos destacar um, em especial: o Evangelho de Marcos, que trata de um pedido de cura para a filha de uma mulher siro-fenícia, de cultura e educação grega (pagã). O desenrolar da narrativa é bem marcante. Jesus inicialmente cria empecilhos para curar a filha da mulher, alegando que seria uma desperdíciotirar dos filhos (de Israel) e dar aos cachorrinhos (às pessoas pagãs).  
                           
O que mais chama a atenção é que a mulher não silencia com a resposta de Jesus. É talvez o único relato nos Evangelhos que Jesus não tem resposta para dar a uma pessoa. Ela diz que os cachorrinhos comem daquilo que sobra ou daquilo que é jogado fora da mesa.  Uma mulher, pagã (grega), de origem siro-fenícia, com uma filha enferma, tem uma lição a nos ensinar: é necessário ousar, mas também é necessário termos convicção de nossos direitos e sabermos reivindicá-los. Por outro lado, é necessário saber quando as reivindicações são necessárias e legítimas. No caso em questão, a ousada reivindicação da mulher oportunizou a Jesus se aperceber de que sua missão não contemplava apenas o povo judeu. 

Postulante David Pessoa de Lira
Revda. Diaconisa Lilian Conceição da Silva Pessoa de Lira. Recife PE

Texto para meditação
Ela, porém, respondeu, e disse-lhe: Sim, Senhor; mas também os cachorrinhos comem, debaixo da mesa, as migalhas dos filhos. Marcos 7:28

Intercessão
Oremos por todas as mulheres e meninas que sofrem as mazelas de uma sociedade excludente e violenta, para que, com Jesus, experimentemos a conversão e vivamos o respeito.

domingo, 1 de fevereiro de 2015

4º Domingo da Epifania

Salmo 111; Deuteronômio 18:15-20;
I Corintios 8:1b-13; Marcos 1:21-28.

Deus tem dentes?

Um homem que pensava em ser pai me olhou com firmeza e disse:  “Eu estava com medo de meu pai. Tudo o que ele tinha a fazer era entrar no quarto e eu estava cheio de medo. Eu nunca quero que meu filho olhe para mim do jeito que eu olhei para o meu pai.

Quando eu tive a minha própria filha preciosa, cada vez que olhava para seu rosto doce, sentia-me consumida por meu amor por ela. Quando ela ficou mais velha, e eu notei ligeiros sinais de medo em seus olhos, eu odiava tanto estes sinais que eu pensei: “será que Deus tem dentes?”. Lembro-me desses momentos em que eu dizia: O temor do Senhor é o princípio da sabedoria.” (Salmo 111:10). Essas palavras me faziam estremecer! Eu cresci como uma evangélica conservadora ouvindo este versículo constantemente. Desse jeito parecia mesmo que Deus tinha dentes. Temor e tremor pareciam ser a resposta apropriada para a presença de Deus. Eu vivi com uma sensação palpável de que eu era uma pecadora nas mãos de um Deus irado que deveria ser temido.

Quando fiquei mais velha e minha fé mudou, aprendi a interpretar a palavra “medo”de diferentes maneiras: admiração, respeito ou reverIencia. Afinal de contas, os neurologistas dizem-nos que imaginar um Deus vingativo e irritado pode fazer de nós gente com raiva e pessoas vingativas.

Carol Howard Merritt
Fonte: http://www.textweek.com/mkjnacts/mark1e.htm

Texto para meditação
O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que cumprem os seus mandamentos; o seu louvor permanece para sempre. Salmos 111:10

Intercessão
Oremos para que o “temor de Deus” seja para nós, e na educação de filhos e filhas, um princípio de amor, de alegria, de vida e não de medo.