segunda-feira, 30 de abril de 2012


Salmos 41,42 ou 44; Êxodo 32:1-20;
Colossenses 3:18-4:6(7-18); Mateus 5:1-10.
O caminho da felicidade
Onde está a verdadeira felicidade? Onde a encontramos? Na leitura do Êxodo 32:1-20, vemos que Deus suscitou entre o povo hebreu, que vivia escravo no Egito, um líder que os tirasse da escravidão. Na condição de escravo ninguém é feliz. Mas para sair dessa situação exigiria esforço, determinação e sacrifícios. Eles queriam a felicidade, mas não com a exigência da partilha e da solidariedade, onde todos usufruiriam o muito ou pouco que possuíam. É muito humana a idéia de que a felicidade está no poder e que, quanto maior e forte é melhor, mas para Deus não é assim. Ele prefere os humildes e desprovidos de poder. Talvez porque os poderosos são auto-suficientes e tem dificuldades de entender o que Deus deseja. Para os poderosos, Deus atrapalha. Em São Mateus 5:1-12, observamos que Jesus ensina qual o caminho que nos leva à felicidade ou à paz. E tudo começa com a humildade. Pobres de espírito quer dizer aqueles desprovidos de arrogância, vaidade, auto-suficiência.
Precisamos lembrar que reconhecer-se pobre, fraco, não é aqui uma condição social, mas se refere a uma disposição interior que afeta o  modo pensar e agir. Por exemplo, existem muitas pessoas desprovidas de recursos que chamaríamos de pobres, no entanto, quando podem se
comportam com arrogância e auto-suficiência. Deus não se alegra com a miséria e nem quer a miséria. Ele quer é que não coloquemos nossa autorealização na posse de dinheiro, nas honrarias e na condição social, mas que sejamos capazes de levarmos uma vida sóbria, sem ostentação, respeitando as pessoas começando pelos mais humildes e sem fazer julgamentos.
Revdo. Edison Mattos da Rosa
Pelotas RS
Texto para Meditação 
Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus. Mateus 5:3
Intercessão
Oremos ao Pai para que nos conceda a sabedoria de saber escolher qual o caminho que nos conduz a verdadeira felicidade, que não nos deixemos enganar pela ilusão de ter poder e que sejamos cada vez mais humildes para entendermos mais e mais os valores do Reino.

domingo, 29 de abril de 2012

4º Domingo da Páscoa


Salmos 23 ou 100; Ezequiel 34:1-10; I João 3:1-8; João 10:11-16.
Jesus é o único pastor
Para falar de Deus e de Jesus precisamos usar de analogias, ou seja, comparações. Assim, comparamos Deus com o pai, com mãe, enfim, com alguém que nos quer muito. O Evangelho de São João 10:11-16, que lemos hoje, compara Jesus a um pastor. E todos nós que nos dizemos seguidores de Jesus temos o compromisso de ser pastor para com os nossos irmãos e irmãs. Mas porque será que Jesus se assumiu como pastor? Acreditamos que ele quis deixar claro que não estamos perdidos pelos campos do mundo, ele está com a gente, vai adiante de nós. Por outro lado, ser conduzido por Jesus não significa ficar esperando que as coisas aconteçam. Na verdade, ser amado por Jesus é confiar plenamente no seu amor misericordioso, mesmo quando tudo parece desabar em nossa cabeça. Mesmo nesta condição ele nos ampara e nos sustenta e pede que sejamos fonte de acolhimento e encorajamento de nossos irmãos e irmãs. Jesus é o bom pastor que não se apropria do seu rebanho, bem ao contrário, ele se entrega ao povo, pela obediência ao Pai. Ele e o Pai constroem juntos um sonho. É preciso guiar, orientar o povo, arrancá-lo da cegueira e levá-lo a apaixonar-se pelo sonho do Pai, que é transformar os reinos deste mundo no Reino de Deus, pelo poder do serviço em favor da Justiça. Mesmo agora com a sociedade cada vez mais urbanizada, Jesus ainda é o modelo de pastor, pois nunca foi legalista e ensinou que seus seguidores seriam reconhecidos pela capacidade de amar e servir. Seus discípulos, no passado, escolheram livremente segui-lo e, no presente, ainda é assim. É em Cristo, com Cristo e por Cristo que podemos vencer todas as tribulações deste mundo.
Revdo. Edison Mattos da Rosa
Pelotas RS
Texto para Meditação 
Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. João 10:11.
Intercessão
Oremos a Deus Pai, que ressuscitou dos mortos seu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, nos conceda a graça de sabermos reconhecer a voz do nosso único e verdadeiro Pastor e, assim, possamos ser fiéis ao seu chamado até o fim.

sábado, 28 de abril de 2012


Salmos 30,32 ou 42,43; Êxodo 25:1-22;
Colossenses 3:1-17; Mateus 4:18-25.
Curar as moléstias do povo
Jesus curava o que incomodava o povo. No entanto, Jesus não era um curandeiro. Ele fazia os milagres como “sinal”. A cura do povo era um sinal do Reino de Deus, de um novo tempo sem males. Assim dizem nossos irmãos e irmãs do povo guarani, que caminham para a “terra sem males”. Na Igreja e nosso dia a dia como cristãos e cristãs deveríamos dar sinais semelhantes, não para chamar a atenção para nós mesmos, mas para indicar que Jesus Cristo está conosco mesmo.
Sei que logo nos vem à mente as imagens de Igrejas que oferecem, como se fossem donas da graça de Deus, todo tipo de curas e milagres. Não se trata disso. Até porque a cura será sempre conforme a vontade de Deus e não a nossa. Mas, sim devemos estar sempre abertos para acolher a pessoa que sofre, o povo que sofre, em nome de Cristo. Acolher é acreditar com ela que a cura é possível! Acolher é fazer eco à justa reivindicação do povo que não vive, apenas sobrevive, sem saúde, sem educação sem segurança, sem esperança.
Sinalizar Cristo é permanecer de braços abertos, de coração aberto, de olhos abertos, de mãos solidárias, de pés dispostos, de mentes compreensivas.
Revdo. Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre RS.
Texto para Meditação 
E percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas suas sinagogas e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo. Mateus 4:23.
Intercessão
Oremos para que sejamos instrumentos de cura, de acolhida, de
consolação, pela Graça de Deus em Cristo Jesus.

sexta-feira, 27 de abril de 2012


Salmo 105; Êxodo 24:1-18; Colossenses 2:8-23; Mateus 4:12-17.
O Reino Deus já chegou?
O Reino ou Reinado de Deus foi anunciado por Jesus como uma realidade presente, não futura. O Reino já chegou? Como? O Reino chegou, em Cristo! Jesus Cristo foi, é e será a imagem do Reino e o que ele fez é a vontade de Deus agindo no mundo. Cristo não se foi.
Como nos diz a Carta ao Colossenses: “Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade e estais perfeitos nele, que é a cabeça de todo o principado e potestade” (2:9-10). Cristo é a cabeça do Reino, o sistema nervoso central da realização da vontade de Deus no mundo! Como Igreja, Corpo de Cristo, unidos e unidas em Cristo, somos expressão da presença de Deus, da plenitude de Deus e do poder de Deus. Portanto, o Reino está onde a Igreja expressa Cristo. A Igreja não é automaticamente Cristo, ou expressão do Reino, mas essa é sua vocação e sentido!
Revdo. Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre RS.
Texto para Meditação 
Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus. Mateus 4:17.
Intercessão
Renovemos diante de Nosso Senhor Jesus Cristo, nosso “sim” ao seu Reino de amor, paz, justiça, alegria e consolação.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

São Marcos, Evangelista.


Salmos 38 ou 119:25-48; Êxodo 19:16-25;
Colossenses 1:15-23; Mateus 3:13- 17. 
Filho Amado
O batismo de Jesus por João Batista é um dos textos onde a Trindade se revela: a voz paternal, o vôo espiritual e o mergulho filial. Mas, de todas as coisas descritas neste episódio a mais relevante, na minha humilde opinião, é o Filho ser chamado “amado”. Que necessidade tinha Deus de chamar o Seu Filho “amado”? Filho é filho! O fato de ser filho já lhe dava toda autoridade e toda divindade! Mas o Pai não falava para o Filho, falava para nós. Era importante que nós soubéssemos que o Filho era Amado, que o Amor era o elo dentro da própria Trindade. Hoje o calendário indica a lembrança de Marcos, e com ele da comunidade que resistiu à primeira perseguição em Roma, quando Nero botou fogo na cidade e os culpou. Nessas horas é que devemos lembrar que o amor é a energia essencial de Deus!
Queremos justiça! Claro, mas porque amamos quem é injustiçado e quem comete injustiça, e numa sociedade de amor todas as pessoas seriam mais felizes. Quando faça o sinal da Cruz experimente pensar assim: “Em nome de Deus que amou sendo Pai e Mãe de toda a criação; Em nome de Deus Filho que amou sendo irmão e todas as pessoas dando a vida para dar mais vida; Em nome de deus Espírito Santo, expressão do amor do Pai/Mãe e do Filho/Irmão vivendo em nossos corpos e almas!
Revdo. Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre RS.
Texto para Meditação 
E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele. E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo. Mateus 3:16-17.
Intercessão
Oremos para que a Santíssima Trindade que nos foi apresentada nos Evangelhos, nos envolva, nos anime e nos conduza no caminho da vida.

terça-feira, 24 de abril de 2012


Salmos 26,28 ou 36,39; Êxodo 19:1-16;
Colossenses 1:1-14; Mateus 3:7-12.
Frutos dignos do arrependimento
Não sei você, mas eu vivo arrependido... Pois é, acha que não deveria ser assim? De fato tem gente que diz “eu não me arrependo de nada”; pois aí é que eu acho triste! O arrependimento nasce da consciência de que nunca podermos fazer tudo, de não fazermos tudo tão bem quando poderíamos ter feito, e ainda fazermos o que não devíamos fazer! E isso tudo, mesmo tendo fé e querendo seguir a Cristo. Sim, seguir a Cristo é viver a espiritualidade do “pecador/a arrependido/a”. Triste é quando caímos na tentação de usar Cristo para nos achar pessoas imaculadas, infalíveis, irresistíveis. Como pecador arrependido em alegro ao me encontrar com tantas irmãs e irmãos que, sendo completados por Cristo, vivem a plena felicidade da Sua graça! Como pecador arrependido, alegro-me com os frutos que Deus não deixou que eu estragasse e ainda me permitiu plantar, cuidar e colher! Como pecador arrependido, vejo em toda pessoa pecadora o amor de Deus resgatando, transformando, amando (uma irmã, um irmão). Com pecador arrependido me indigno quando alguém condena outro alguém, porque sei quanta injustiça está cometendo, e sei que sou igualmente digno do julgamento feito contra qualquer outra pessoa. Só não me arrependo de uma coisa: de ter Cristo em minha vida!
Revdo. Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre RS.
Texto para Meditação 
Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento. Mateus 3:8.
Intercessão
Graças a Ti Senhor, que nos chamastes ao arrependimento, permite que, como pecadores/as arrependidos/as, vivamos com as outras pessoas, intensamente, a gratidão pelo Teu amor e perdão.

segunda-feira, 23 de abril de 2012


Salmos 25 ou 9,15; Êxodo 18:13-27;
I Pedro 5:1-14; Mateus 3:1-6.
Pastoral
O escritor da segunda carta de Pedro se apresenta como “presbítero” ao igual que aquelas pessoas as quais pretende alertar sobre a necessidade de “pastorear ou apascentar o rebanho de Deus”. A palavra “presbítero/a” significa “ancião/ã” e não por causa da pessoa ser “idosa”, mas é um título de honra para as lideranças do povo de Israel (Êxodo 18:12, versículo anterior ao começo da leitura indicada). Na Igreja Primitiva, ainda durante o tempo dos apóstolos, algumas pessoas foram ordenadas “presbíteras” para “presidir” ou “coordenar” a Missão de Deus em comunidades locais, tanto na Palavra quanto nos Sacramentos.
Também houve “diáconos/as” com a tarefa do serviço solidário e da pregação do Evangelho e outras foram ordenadas “epíscopos/as” que significa literalmente “supervisores/as” para manter a unidade regional e da Igreja como um todo. Mesmo que a carta se dirija aos “presbíteros” nesta parte, podemos considerar que a missão de “apascentar” pertence a todas as lideranças da Igreja de Cristo, especialmente àquelas que exercem o ministério ordenado, animando e coordenando os esforços evangelizadores de todo o Povo de Deus. Três princípios se destacam nesta tarefa: “não por força nem por ganância”, “com domínio próprio” e “como exemplo para o rebanho”. Sabemos que todas as pessoas são pecadoras, mesmo as ordenadas! No entanto, são desafiadas a exercer a autoridade do ministério e da liderança com amor, com generosidade, com humildade e com clareza de ação, mesmo quando devam pedir perdão e admitir erros. Peçamos a Deus que outorgue isso a todas as pessoas que fazem parte da pastoral da Igreja!
Revdo. Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre RS.
Texto para Meditação 
O segredo do SENHOR é com aqueles que o temem; e ele lhes mostrará a sua aliança. Salmo 25:14.
Intercessão
Oremos pelas lideranças da Igreja Anglicana, e de toda a Igreja de Cristo, aqui e em todas partes do mundo, para que se sintam desafiadas a apascentar o rebanho de Deus com amor, entrega e humildade.

domingo, 22 de abril de 2012

3º Domingo da Páscoa

Salmo 98; Miquéias 4:1-15; I João 1:1-2:2; Lucas 24:36b-48.
Vós sois testemunhas
A palavra testemunha é muito usada nos tempos atuais. Em uma sociedade tão violenta sempre alguém está sendo “testemunha” de alguma coisa. Também somos recordistas em processos judiciais nos quais quase todas as pessoas já foram “testemunhas”. E na Igreja? Quem é que volta para casa, após a celebração de Domingo e diz aos seus amigos e familiares que não foram: “sabem o que eu testemunhei hoje na Igreja?” Ou melhor, que diga, “tenho algo maravilhosa para contar para vocês!”. Quem, durante a semana, quando está conversando com pessoas que encontra no seu dia a dia diz: “de todas as coisas que eu já testemunhei a mais importante foi a presença de Cristo em minha vida”. Parece “piegas”? No entanto, é assim que a fé chegou até nós. No Evangelho deste Domingo o corpo marcado da Jesus testemunha sobre seu sacrifício em favor de você, de mim, de nós. Ele abre o entendimento de seus amigos e amigas para que as Escrituras também testemunharem sobre o sentido de sua encarnação. Só há uma razão para não ser testemunha: nunca ter se encontrado com Jesus Ressuscitado. Ele está te esperando na Igreja, em algum rincão do teu coração, em algum momento da vida.
Vai, se encontra com ele e vamos ser suas testemunhas! 
Revdo. Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre RS.
Texto para Meditação 
Então abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras. Lucas 24:45.
Intercessão
Oremos por um coração humilde, aberto, disposto ao encontro com o Senhor Jesus Cristo Ressuscitado, de forma que, animados e animadas por Sua presença em nossa vida, sejamos Suas testemunhas.

sábado, 21 de abril de 2012

Salmos 20,21 ou 116,117; Êxodo 17:1-16;
I Pedro 4:7-19; João 16:16-23.
Tristezas e alegrias
A vida é composta de tristezas e alegrias. Em nenhum momento Jesus nos disse que o seguimento do Evangelho seria apenas alegria. No entanto, Jesus afirmou que no fim desta caminhada haveria plena alegria. Como Jesus afirma, há momentos, como quando ele morreu na Cruz, ou quando as pessoas e comunidades foram (ou são) perseguidas por causa da fé e dos princípios do Evangelho, em que o “mundo” (como sistema anti-vida) se alegra e nós nos entristecemos. A vida cristã é uma vida de gratidão, mas também é uma vida de conflito, caminhando na contra-mão de um mundo que nunca foi orientado pelos princípios de paz, justiça, liberdade e, muito menos, amor. Por outro lado, não podemos ser pessoas recalcadas, e transformar o seguimento de Cristo em um permanente sofrimento. Pelo contrário, carregamos dentro de nós, pela Graça Divina, a suprema alegria de saber que tudo esta sendo levado por Deus a sua perfeição! Alegria que é ainda maior quando sabemos, e sentimos, que fazemos parte dessa grande realização. Mais um valente guerreiro, A morrer pelo seu pago é por isso que seu nome, pro Rio Grande é sagrado, São Sepé subiu pro céu e sua cruz ficou no azul , cai a noite ela rebrilha, Ele é Cruzeiro do Sul. SEPÉ TIARAJU, SEPÉ TIARAJU.
Que este canto de autor desconhecido, sirva para pensar como em nome de Jesus muitas atrocidades foram cometidas. Peçamos neste dia Seu perdão, e busquemos novas relações de justiça paz e liberdade, com os povos indígenas, com os povos da terra, com toda a criação.
Revdo. Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre RS.
Texto para Meditação 
Na verdade, na verdade vos digo que vós chorareis e vos lamentareis, e o mundo se alegrará, e vós estareis tristes, mas a vossa tristeza se converterá em alegria. João 16:20.
Intercessão
Oremos ao Deus e Pai, que conhece nossas fraquezas e nos chama para ser sal da terra e luz do mundo, nos ampare e nos abençoe sempre com sua graça para a missão.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Salmos 16,17 ou 134,135; Êxodo 16:23-36;
I Pedro 3:13-4:6; João 16:1-15.
O Espírito da consolação
O Espírito Santo tem gerado, como todas as pessoas da Santíssima Trindade, diversas polêmicas. Já ouvi gente dizer que sente-se filho/a de Deus Pai, mas não consegue ver Jesus como Deus. Outras pessoas dizem que nunca tiveram nenhuma experiência com o Espírito Santo e outras, pelo contrário, dizem que só elas é que tem experiências com o Espírito Santo (pois foram “batizadas nos Espírito”).No entanto, tenho certeza que Deus não se manifestou como Trindade para nos confundir. Aliás, para nos confundir não precisamos da ajuda de Deus! Deus se manifestou para nos ACOLHER, nos AMPARAR, nos AMAR. O Espírito Santo, antes de ser fonte de milagres e manifestações sobrenaturais é o grande CONSOLADOR. Aquele calor de Deus que aquece nossos corações enfraquecidos, abatidos, solitários. Queres conhecer o Espírito Santo, então deixa o calor de Deus Pai e Mãe, o amor de Jesus, a fortaleza do Espírito, passar por tua vida. Se fizerdes isso certamente verás que o Espírito é verdadeiro, que está em todas as pessoas de fé, e que é maravilhoso.
Revdo. Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre RS.
Texto para Meditação 
Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, volo enviarei. João 16:7
Intercessão
Oremos para possamos sentir a presença do Espírito Santo nos consolando, nos mostrando o amor de Deus, nos dirigindo para Cristo e nos fortalecendo a cada dia.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

DIA DOS POVOS INDÍGENAS (GTME – Grupo de Trabalho Missionário Evangélico).

Salmo 18; Êxodo 16:10-22; I Pedro 2:11-25; João 15:12-27.
 São Sepé Tiaraju
Nas missões de Sete Povos, nasceu um dia Sepé, trazendo uma cruz na testa, cicatriz sinal da fé, quando o sol batia nele, essa cruz resplandecia, por isso lhe deram o nome: Tiaraju, a luz do dia. Quando o exército de Espanha e Portugal, chegou aqui. para expulsar os Sete Povos, toda gente Guarani, Tiaraju que era cacique, reuniu os seus guerreiros e sem medo dos canhões, atacou só com lanceiros. Tiaraju morreu peleando no arroio Caiboaté , mas depois noutro combate todos viram São Sepé, que vinha morrer de novo, junto à gente Guarani , pra embeber seu sangue todo neste chão onde nasci.
Que este canto de autor desconhecido, sirva para pensar como em nome de Jesus muitas atrocidades foram cometidas. Peçamos neste dia Seu perdão, e busquemos novas relações de justiça paz e liberdade, com os povos indígenas, com os povos da terra, com toda a criação.
Editorial
Texto para Meditação 
O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. João 15:12
Intercessão
Oremos para que o amor solidário e generoso de Cristo se traduza em novas relações de respeito, solidariedade e reconhecimento dos povos indígenas e seus direitos ancestrais sobre a terra.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Salmos 119:1-24 ou 12,13,14; Êxodo 15:22-16:10;
I Pedro 2:1-10; João 15:1-11.
Pedra Angular
Jesus é a Pedra Angular. Que pena que nenhuma comunidade adotou esta denominação: Paróquia ou Missão da Pedra Angular. Imagino que a dificuldade está em imaginar uma coisa fria e dura como uma pedra como imagem do amor de Cristo. No entanto, esta imagem aparece diversas vezes no Novo Testamento (Marcos 12:10; Mateus 21:42; Lucas 20:17; Atos 4:11; Efésios 2:20). O que Jesus e os apóstolos queriam nos passar ao usar esta imagem? Certamente querem nos falar de construção! Querem apontar para uma construção mal feita durante séculos, cuja falha estrutural estava em ter rejeitado a pedra angular (I Pedro 2:7). Querem também apontar para novas construções, que deverão ser feitas a partir desta pedra angular! (I Pedro 2:6). Em ambos os casos nos mostram que a forma como Deus age no mundo é nos dar a base e nos deixar construir.
Deus não é constitui todas as pedras, mas apenas uma básica e fundamental. Se ficarmos esperando por Deus não vamos construir nada e a pedra dada por Ele (Jesus) será desprezada. Se ao construir pensarmos que somos os únicos construtores estaremos deixando, de novo, a pedra angular de lado. Isto, irmãs e irmãos, vale para todas nossas construções. A nossa vida, vivida em nossa história, é nossa obra mestra. Temos Cristo como pedra angular? Como estamos construindo a Igreja, instrumento precioso e santo de Deus? A nossa família? A nossa vida profissional? A nossa relação com a natureza e a criação? Que a Santa Pedra Angular nunca seja esquecida!
Revdo. Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre RS.
Texto para Meditação 
E assim para vós, os que credes, é preciosa, mas, para os rebeldes é uma pedra de tropeço e rocha de escândalo. 1 Pedro 2:7a,8.
Intercessão
Oremos para que em nossas construções pessoais e coletivas sempre tomemos como ponto de partida Jesus Cristo, nossa Santa Pedra angular.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Salmos 5,6 ou 10,11; Êxodo 15:1-21;
I Pedro 1:13-25; João 14:18-31.
Cantai a Vitória do SENHOR
O capítulo 15 do Livro do Êxodo traz dois cânticos de vitória após a libertação da escravidão do Egito. O primeiro é entoado por Moisés e os filhos de Israel (15:1a), o segundo por Miriam e as mulheres (15:20). Se olharem para 15:1b e 15:21b verão que o canto é o mesmo: “Cantarei ao SENHOR, porque gloriosamente triunfou; lançou no mar o cavalo e o seu cavaleiro”. A vitória não é apenas a derrota do inimigo (cavalo e cavaleiro), mas a COMUNHÃO com Deus na participação pela fé deste feito. A vitória é vitória quando reúne todas as pessoas: mulheres e homens! Enquanto os homens acrescentaram uma longa lista de versos ao canto original comum (15:2-19), as mulheres acrescentaram a dança, a música e o ritmo (15:20). Então a vitória foi completa! Celebrar a vitória de Cristo Ressuscitado na Igreja não é diferente. Não basta o fato d'Ele ter derrotado a morte, essa vitória só se torna completa quando todas as pessoas podem celebrar, cantando o mesmo quanto: “O Senhor Ressuscitou, Aleluia!”. Mas, ao mesmo tempo, cada pessoa poder dar sua contribuição, cada cultura poder fazer sua manifestação, cada irmã e cada irmão poder celebrar a partir da forma mais natural da manifestação da fé e da sua alegria!
Revdo. Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre RS.
Texto para Meditação 
E por ele credes em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos, e lhe deu glória, para que a vossa fé e esperança estivessem em Deus. 1 Pedro 1:21.
Intercessão
Oremos para que possamos celebrar este tempo de Páscoa e de Vitória em comunhão, em união, juntas e juntos, mas também expressando nossa rica diversidade.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Salmos 1,2,3 ou 4,7; Êxodo 14:21-31;
I Pedro 1:1-12; João 14:(1-7)8-17.
A árvore junto ao rio
O Salmo 1 é muito significativo pois nos diz que a pessoa que vive com Deus é como uma árvore junto ao rio, firme, sempre bem regada. Nestes dias fui visitar um amigo cujos pais vivem no interior do município gaúcho de São Francisco de Paula, nas margens do rio Tainhas. Ao passar por uma restinga (pequena floresta junto ao rio) vimos maravilhosas árvores de diferentes tamanhos. Nesse lugar acontecem enchentes com certa freqüência, ás vezes as árvores são completamente cobertas pela correnteza. Algumas quebraram, outras entortaram, e outras parecem cada vez mais fortes. Nós, no propósito de seguir a Deus em Cristo, na lei do amor, somos como essas árvores. Às vezes pequenos resistimos quando cobertos pelas correntezas, às vezes tortos pela experiência, outras vezes quebrados aqui e ali, outras vezes nos sentimos grandes e carregados de bênçãos. O importante e ficar ali, junto ao rio de Deus, e saber que nunca estamos sós, e que sempre a nossa presença tem o sentido de apoiar outras pessoas em seu crescimento de fé e vida.
Revdo. Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre RS.
Texto para Meditação 
Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará. Salmo 1:3.
Intercessão
Oremos por cada árvore da natureza, e pelas importantes lições que elas e os rios nos ensinam, para que junto a Deus nos sintamos fortalecidos e resistamos em todas as dificuldades da vida.

domingo, 15 de abril de 2012

2º Domingo da Páscoa

Salmos 111 ou 118:19-24; Isaías 26:2-9,19;
I João 5:1-6; João 20:19-31.
Paz?
Paz é, como amor, algo que todas as pessoas querem, mas que dificilmente sabem definir. O que seria mesmo Paz? Seria ficar sozinho ou sozinha no mundo, sem ninguém para me incomodar? Seria não ter preocupações de nenhum tipo, contando com dinheiro, amor, nunca ficando doente nem tendo que enfrentar dificuldades? Paz seria, por acaso, ter,como canta Roberto Carlos “um milhão de amigos”? Não sei o que você imaginou enquanto analisava estas possibilidades de paz, mas eu não consigo ver a verdadeira Paz em nenhuma delas. Jesus ressuscitado, segundo o Quarto Evangelho, se apresenta dizendo: “A Paz seja convosco”. Esta era uma saudação corriqueira entre judeus, e Paz era Shalom, que significa: fartura, felicidade, e benção. Quando penso em Jesus me desejando Paz, então sim, consigo ver a Paz plena, não porque imagine o que ela seja, mas porque não encontro nenhum lugar com mais Paz do que estar na presença viva do meu Senhor. Mas, após dar a Paz, Jesus também envia. E no envio também vejo Paz plena, nada me dá mais Paz que abraçar um irmão ou uma irmã, pessoas irmanadas em Cristo, partilhando o amor de Deus sem restrições. Como gostaria que em todo o mundo houvesse dessa Paz!
Revdo. Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre RS.
Texto para Meditação 
Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós. João 20:21.
Intercessão
Oremos para que em Cristo, e na comunhão com nossos irmãos e irmãs, encontremos a verdadeira e plena Paz.

sábado, 14 de abril de 2012

Salmos 118:14-18; Atos 4:13-21; Marcos 16:9-15,20.
Não podemos deixar de falar
Pedro e João, conforme relata Lucas no Livro de Atos, são proibidos de falar sobre Jesus pelas autoridades de Jerusalém. Diante disso afirmam que não lhes é possível deixar de falar de tudo o que viram e ouviram (Atos 4:18-20). Hoje muita gente fala de Jesus. Você faz parte desta gente? Pelo contrário, hoje há tanta gente falando de Jesus que achamos que nos não precisamos falar nada. Assim nos tornamos consumidores e consumidoras de Jesus e não o seguimos no discipulado e na missão. O que iríamos falar? – podemos perguntar – O que falar que já não foi dito? O que você viu e ouviu diretamente de Jesus? Nada? Bem, se não tem nenhuma experiência pessoal com Jesus certamente não tem nada para falar. Mas, se é este o problema, está mais do que na hora de ler as Escrituras, orar, contemplar e buscar esta experiência, pois ela está disponível sempre! Se já teve alguma experiência, então, o que estamos esperando? O que nos impede? A pior coisa que pode se falar sobre Cristo é aquela que não vem de uma vida sinceramente vivida em Sua presença. A melhor coisa que pode se disser de Cristo é o que nasce, com toda simplicidade e amor, da nossa comunhão com Ele!
Revdo. Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre RS.
Texto para Meditação 
O SENHOR está comigo; não temerei o que me pode fazer o homem. Salmo 118:6.
Intercessão
Senhor, queremos sentir hoje a Tua presença em nossas vidas, queremos hoje ser testemunhas do Teu amor, queremos agora partilhar nossa fé.

sexta-feira, 13 de abril de 2012


Salmo 116:1-8; Atos 4:1-12; João 21:1-14.
Vinde comei
A Comunhão é o ato supremo da vida cristã. No entanto, engana-se quem pense que a comunhão é apenas o sacramento do Corpo e Sangue de Cristo conforme consagrado e administrado na Santa Eucaristia. Comunhão é muito mais! Aqui Jesus celebra a Comunhão com os peixes que seus discípulos tinham pescado, isto é, como a gente diz no ofertório “os frutos da nossa vida e do nosso trabalho”! A Comunhão começa com o convite: “Vinde comei”! Com este convite Jesus declara: que está realmente vivo (não é uma miragem ou assombração), e que sua missão é promover a união e a partilha (pão e peixe). Da mesma forma nossa comunhão sacramental só faz sentido se demonstrar, em todo momento e em todo lugar, que Jesus está realmente vivo entre nós e que nos convida a partilhar toda a vida, todos os frutos e todas as esperanças.
Revdo. Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre RS.
Texto para Meditação 
Porque tu livraste a minha alma da morte, os meus olhos das lágrimas, e os meus pés da queda. Salmo 116:8.
Intercessão
Senhor concede-nos verdadeira comunhão contigo, com nossas irmãs e irmãos, com a Tua Missão, com o mundo, com todas as pessoas que esperam, e com toda a criação que clama.


quinta-feira, 12 de abril de 2012

Salmos 146, 147 ou 148,149; Êxodo 13:3-10;
I Coríntios 15:41-50; Mateus 28:16-20.
Jerusalém
O SENHOR edifica a Jerusalém, congrega os dispersos de Israel (...) Louva, ó Jerusalém, ao SENHOR; louva, ó Sião, ao teu Deus.
(Salmo 147:2,12)
A leitura reverente e atenta dos salmos nos ajuda a colocar os eventos do nosso século num perspectiva de fé e confiança inabaláveis em Deus. Veja por exemplo, os salmos que celebram, em versos de inesquecível beleza, as qualidades da cidade de Jerusalém, chamada Sião, santuário do Altíssimo. No decorrer dos nossos tempos contemporâneos, Jerusalém tem voltado a ser palco de grandes e importantes acontecimentos, comprometendo os destinos das nações. Nos jornais de cada dia ressoam ecos de passagens bíblicas. Note bem que a confiança do salmista reside em Deus e não nas construções e nos engenhos dos homens (...) O Sião do salmista foi destruído porque os homens confiaram mais nas armas do que na fé (...).
Dom Edmundo Knox Sherrill
Rio de Janeiro RJ
(reeditado e adaptado do número 07, p.20)
Texto para Meditação 
O SENHOR reinará eternamente; o teu Deus, ó Sião, de geração em geração. Louvai ao SENHOR. Salmo 146:10
Intercessão
Oremos, pois, por Jerusalém, hoje, pelos líderes das nações e pela paz na terra santa.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Salmos 105:1-8; Atos 3:1-10; Lucas 24:13-35.
O caminho de Emaús
O CAMINHO DE EMAÚS é um relato exclusivo de Lucas. Neste relato se descreve simbolicamente toda a vida cristã: a fragilidade humana, o seguimento, o sentido da Palavra , o sentido dos Sacramentos e o sentido da Missão. Em primeiro lugar o desespero da humanidade diante da morte (24:13-24). A tendência humana a não acreditar na Vida e sim na Morte (“não adianta”, “não vai dar em nada”, “não há saída”, etc.). Depois Jesus entra na conversa e mostra o CONJUNTO DO TESTEMUNHO DA AÇÃO DE DEUS NA HISTÓRIA HUMANA. Deus não é o responsável pela desgraça, nem se conforma com o mal, com a injustiça e o desamor. Pelo contrário, permanentemente nos exorta a viver com amor e fé, em paz e justiça! Mas isso ainda não é suficiente (Lc 24:25-27). Finalmente, diante do distanciamento aparece o DESEJO DA COMUNHÃO, expresso na frase “fica conosco” levando à realização da mesma no PARTIR DO PÃO. Então sim OS OLHOS SE ABRIRAM e compreenderam finalmente o SENTIDO DAS ESCRITURAS e viram a PRESENÇA DE DEUS NO MEIO DELES (24:28-32). A Missão é consequência da Comunhão que se transforma em COMUNICAÇÃO (24:31-35).
Revdo. Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre RS.
Texto para Meditação 
Buscai ao SENHOR e a sua força; buscai a sua face continuamente. Salmo 105:4.
Intercessão
Agradeçamos a Cristo que nos encontra nos caminhos da vida, especialmente quando vivemos sós e desesperados, e nos chama para a missão de anunciar a vitória da vida.

terça-feira, 10 de abril de 2012

Salmo 33:18-22 ou 118:19-24;
Atos 2:36-41; João 20:11-18.
A apóstola Maria Madalena
Poderia aqui tecer um longa defesa a Maria Madalena. Ela que foi verdadeira apóstola de Cristo, mesmo que não dos doze, como  conteceu com Paulo e outros. No entanto, Maria Madalena foi mais que uma testemunha, foi protagonista! (João 20:16-17). O que, no entanto, gostaria de enfatizar é o diálogo entre Maria Madalena e Jesus, especialmente quando Jesus lhe disse: “não me segures (...) mas vai aos meus irmãos”. Resulta difícil imaginar o grau de alegria vivido por Maria Madalena nesse momento. Ela queria segurar o Mestre e Senhor junto a ela para sempre, mas não era nem possível, nem correto. A vida não pode ser segurada, mas apenas vivida! A ressurreição não aconteceu para que todos e todas olhássemos eternamente para Cristo Ressuscitado, mas para a felicidade, daqueles, como disse Jesus a Tomé, que “crêem sem ter visto” (João 20:29). A única forma de guardar a alegria da ressurreição e transmitindo-a para outras pessoas! Como? Maria Madalena tinha uma fórmula simples: contar o que vivenciou. Será que nós podemos fazer algo semelhante? Vejam que ela não reconheceu Jesus no primeiro momento até que o Senhor a chamou pelo nome: “Maria!”. Maria ouviu o chamado porque insistentemente perguntava: “onde está o Senhor?”. Você, eu, todas as Marias, podemos perguntar o mesmo! Depois é só relatar como foi o encontro com o Ressuscitado!
Revdo. Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre RS.
Texto para Meditação 
Maria Madalena foi e anunciou aos discípulos que vira o Senhor, e que ele lhe dissera isto. João 20:18.
Intercessão
Senhor permite que sempre te busquemos, mesmo nos lugares onde parece apenas haver morte e destruição, e que com alegria atendamos o chamado de testemunhar a Tua vitória!

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Salmos 16:8-11 ou 118:19-24;
Atos 2:14,22-32; Mateus 28:9-15.
Cristo vence
O Salmo 16:10 diz: “Pois não deixarás a minha alma na morte, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção”. Este versículo foi citado pelo Apóstolo São Paulo no seu sermão em Antioquia como promessa e prova da ressurreição de Jesus Cristo (...) A Bíblia toda fala de Jesus Cristo e da sua ressurreição dentre os mortos, pois ele é o Senhor presente e vivo, que cumpre todas as promessas de Deus. Quando lemos qualquer dos textos, devemos estar atentos à presença de Jesus, devemos orar para sermos guiados por Jesus na compreensão adequada da Palavra de Deus. Havemos de ler textos como este como uma referência direta a Jesus, como também outros que nos preparam apenas espiritualmente para a revelação final registrada no Novo Testamento. Diz o Artigo 7º - um dos 39 Artigos da Religião da Reforma Anglicana – “O Velho Testamento não é contrário ao Novo, porquanto em ambos se oferece a vida eterna por Cristo”
Dom Edmundo Knox Sherrill
Rio de Janeiro RJ
(reeditado e adaptado do número 07, p.07)
106 .
Texto para Meditação 
E, indo elas a dar as novas aos seus discípulos, eis que Jesus lhes sai ao encontro, dizendo: Eu vos saúdo. E elas, chegando, abraçaram os seus pés, e o adoraram. Mateus 28:9.
Intercessão
Senhor: inclina para mim teus ouvidos e escuta a minha voz.

domingo, 8 de abril de 2012

Domingo de Páscoa


Salmo 118, Isaías 25:6-9; Atos 10:34-46; Marcos 16:1-8.
Cristo, o vencedor!
Jesus Cristo existiu na história, mas, se o procurarmos só na história não o encontraremos. Ele deu ao mundo a melhor das filosofias, mas não será no estudo filosófico que encontraremos um conhecimento mais íntimo do Mestre. A história, a filosofia, conquanto nos auxiliem a conhecer Jesus, não nos proporcionam uma visão e um conhecimento real de nosso Senhor. São, em certo sentido, túmulos vazios, em que Cristo não permaneceu. Sou roupagens de que ser revestiu o Verbo Divino quando encarnou e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade. Cristo ergueu-se acima da história e da filosofia. Ele transcende o tempo e o espaço. É o grande vencedor, que existe realmente “ontem, hoje e sempre”, cuja presença vem sendo sentido pelos que nele crêem, por muitos séculos, e que vem reinando eternamente nos corações dos que têm sensibilidade espiritual para o conhecerem, amarem e seguirem.
Avante Dia a Dia
Extraído do Devocionário Sementes,
número 23, p.3, 1988.
Texto para Meditação 
Ele, porém, disse-lhes: Não vos assusteis; buscais a Jesus Nazareno, que foi crucificado; já ressuscitou, não está aqui; eis aqui o lugar onde o puseram. Marcos 16:6.
Intercessão
Cristo, o vencedor! Oremos para que Cristo Ressuscitado encontre em nossas vidas um espaço propício para conduzir da morte para vida.

sábado, 7 de abril de 2012

Sábado de Aleluia

Salmo130 ou 31:1-5; Jó 14:1-14;
I Pedro 4:1-8; Mateus 27:57-66.
Vigília
Às vezes a vigília da noite é longa e cheia de angústia, como as horas ao lado do leito de uma criança doente ou a espera de uma sentinela que teme antes da aurora o ataque de seus inimigos. Diz o salmista:
Espero no Senhor, minha alma espera, na tua palavra está a minha esperança. Mais espera minha alma pelo Senhor, do que os guardas pela alvorada (Salmo 130:5-6).
Mas a espera do cristão não é caracterizada pela angústia ou pelo temor, mas antes pela confiança na palavra segura d'Aquele que já conhecemos e amamos profundamente, nosso Senhor Jesus Cristo. A espera fica difícil e penosa quando desconhecemos a pessoa que vem chegando e quando desconfiamos dos seus propósitos a nosso respeito. Porém nós esperamos a quem amamos e em quem temos prefeita confiança (...).
Dom Edmundo Knox Sherrill
Rio de Janeiro RJ
(reeditado e adaptado do número 29, p.102).
Texto para Meditação 
E já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração. I Pedro 4:8.
Intercessão
Oremos para que a Vigília da Páscoa nos permita desejar a Vida assim como Cristo a entregou para nós através da sua morte solidária e generosa pela humanidade e sua ressurreição.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Sexta-Feira Santa ou Sexta-Feira da Paixão

Salmos 22 ou 40:1-14 ou 69:1-23; Isaías 52:13-53:12;
Hebreus 10:1-25; João 19:1-37.
Contaminados por dentro
E também o Espírito Santo no-lo testifica, porque depois de haver dito: esta é a aliança que farei com eles Depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei as minhas leis em seus corações, E as escreverei em seus entendimentos (Hebreus 10:15-16)
A integridade de Jesus Cristo não deixa de nos impressionar. As palavras que Ele falou foram acompanhadas de ações totalmente coerentes. Os seus ensinamentos forma transmitidos por parábolas, isto é, histórias ilustrativas; mas a própria vida do Divino Mestre, de modo especial a Sua Morte por nós sobre a Cruz, é a mais perfeita e comovente parábola possível. É evidente, pois, que nós não podemos ser anunciadores adequados do Evangelho, apresentadores habilitados de Jesus Cristo, a não ser pelo auxílio constante do Espírito Santo. O Espírito Santo habita nos nossos corações para, mediante nosso constante arrependimento, nos purificar pelo perdão e nos preparar para o testemunho da palavra e da vida. Não se trata de um esforço de nossa parte de nos descontaminarmos afim de servir a Cristo, mas a simples e humilde entrega do coração contaminado ao Único que pode nos purificar de todo o mal e nos fazer dignos de Seu serviço.
Dom Edmundo Knox Sherrill
Rio de Janeiro RJ
(reeditado e adaptado do número 62, p.166)
103 .
Texto para Meditação 
Vós, que temeis ao SENHOR, louvai-o; todos vós, semente de Jacó, glorificai-o; e temei-o todos vós, semente de Israel. Salmo 22:23.
Intercessão
Oremos para que a Cruz de Cristo se transforme hoje, em cada pessoa e na Igreja, em testemunho de fé e vida, de libertação e esperança para toda humanidade e toda a criação.