terça-feira, 17 de abril de 2012

Salmos 5,6 ou 10,11; Êxodo 15:1-21;
I Pedro 1:13-25; João 14:18-31.
Cantai a Vitória do SENHOR
O capítulo 15 do Livro do Êxodo traz dois cânticos de vitória após a libertação da escravidão do Egito. O primeiro é entoado por Moisés e os filhos de Israel (15:1a), o segundo por Miriam e as mulheres (15:20). Se olharem para 15:1b e 15:21b verão que o canto é o mesmo: “Cantarei ao SENHOR, porque gloriosamente triunfou; lançou no mar o cavalo e o seu cavaleiro”. A vitória não é apenas a derrota do inimigo (cavalo e cavaleiro), mas a COMUNHÃO com Deus na participação pela fé deste feito. A vitória é vitória quando reúne todas as pessoas: mulheres e homens! Enquanto os homens acrescentaram uma longa lista de versos ao canto original comum (15:2-19), as mulheres acrescentaram a dança, a música e o ritmo (15:20). Então a vitória foi completa! Celebrar a vitória de Cristo Ressuscitado na Igreja não é diferente. Não basta o fato d'Ele ter derrotado a morte, essa vitória só se torna completa quando todas as pessoas podem celebrar, cantando o mesmo quanto: “O Senhor Ressuscitou, Aleluia!”. Mas, ao mesmo tempo, cada pessoa poder dar sua contribuição, cada cultura poder fazer sua manifestação, cada irmã e cada irmão poder celebrar a partir da forma mais natural da manifestação da fé e da sua alegria!
Revdo. Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre RS.
Texto para Meditação 
E por ele credes em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos, e lhe deu glória, para que a vossa fé e esperança estivessem em Deus. 1 Pedro 1:21.
Intercessão
Oremos para que possamos celebrar este tempo de Páscoa e de Vitória em comunhão, em união, juntas e juntos, mas também expressando nossa rica diversidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário