domingo, 29 de abril de 2012

4º Domingo da Páscoa


Salmos 23 ou 100; Ezequiel 34:1-10; I João 3:1-8; João 10:11-16.
Jesus é o único pastor
Para falar de Deus e de Jesus precisamos usar de analogias, ou seja, comparações. Assim, comparamos Deus com o pai, com mãe, enfim, com alguém que nos quer muito. O Evangelho de São João 10:11-16, que lemos hoje, compara Jesus a um pastor. E todos nós que nos dizemos seguidores de Jesus temos o compromisso de ser pastor para com os nossos irmãos e irmãs. Mas porque será que Jesus se assumiu como pastor? Acreditamos que ele quis deixar claro que não estamos perdidos pelos campos do mundo, ele está com a gente, vai adiante de nós. Por outro lado, ser conduzido por Jesus não significa ficar esperando que as coisas aconteçam. Na verdade, ser amado por Jesus é confiar plenamente no seu amor misericordioso, mesmo quando tudo parece desabar em nossa cabeça. Mesmo nesta condição ele nos ampara e nos sustenta e pede que sejamos fonte de acolhimento e encorajamento de nossos irmãos e irmãs. Jesus é o bom pastor que não se apropria do seu rebanho, bem ao contrário, ele se entrega ao povo, pela obediência ao Pai. Ele e o Pai constroem juntos um sonho. É preciso guiar, orientar o povo, arrancá-lo da cegueira e levá-lo a apaixonar-se pelo sonho do Pai, que é transformar os reinos deste mundo no Reino de Deus, pelo poder do serviço em favor da Justiça. Mesmo agora com a sociedade cada vez mais urbanizada, Jesus ainda é o modelo de pastor, pois nunca foi legalista e ensinou que seus seguidores seriam reconhecidos pela capacidade de amar e servir. Seus discípulos, no passado, escolheram livremente segui-lo e, no presente, ainda é assim. É em Cristo, com Cristo e por Cristo que podemos vencer todas as tribulações deste mundo.
Revdo. Edison Mattos da Rosa
Pelotas RS
Texto para Meditação 
Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. João 10:11.
Intercessão
Oremos a Deus Pai, que ressuscitou dos mortos seu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, nos conceda a graça de sabermos reconhecer a voz do nosso único e verdadeiro Pastor e, assim, possamos ser fiéis ao seu chamado até o fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário