sábado, 30 de abril de 2011

Salmos 145 ou 104
Isaías 25:1-9
Atos 4:13-21(22-31)
João 16:16-33

Conhece-te a ti mesmo

Certa  vez  ouvi  uma  ilustração  onde  um  mestre  questiona  seus discípulos  se  realmente  desejavam  ser  sábios.  Diante  do  sim  dos discípulos  o  mestre  diz:  “então  peçam  a  Deus  que  lhe  dêem problemas!” Diante da ousada resposta do mestre, um dos discípulos questiona: “como  assim?”  A  resposta  do  mestre  é  simples:  “superando  os obstáculos, adquirirás sabedoria!”
Toda  crise  é  uma  oportunidade  de  crescimento,  disso  todos  nós sabemos. O desafio que permanece para cada um de nós é conseguir, quando  as  crises  acontecem,  identificarmos  que  oportunidade  de crescimento cada uma delas  traz.
Ao  final do versículo 33 do capítulo 16 do Evangelho de São João, Jesus é muito claro em sua mensagem: “neste mundo experimentareis a aflição, mas  tende confiança, eu venci o mundo”. Para vencer ao mundo, devemos primeiramente vencer a nós mesmos na caminhada cristã. Falamos muito em “mundo” como algo externo, mas a verdade é que nosso mundo de desafio se encontra em nós mesmos. 

Fabiano Nunes – OSB.
Rio de Janeiro/RJ


Texto para Meditação
“O Senhor ampara os que estão prestes a cair e torna a levantar os que estão abatidos.” Salmo 145:14

Intercessão
Oremos pela Comunhão Anglicana, pela liderança espiritual do Arcebispo de Cantuária, pela Reunião dos Primazes, Conselho Consultivo Anglicano e Conferência de Lambeth.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Salmos 126 ou 118
Daniel 12:1-4,13
Atos 4:1-12
João 16:1-15

Em nome de quem?

Ser cristão sempre  foi algo desafiador. Até mesmo nas situações onde o bem era  feito pelos cristãos em prol dos mais carentes,  isso poderia ser questionado com base nos motivos mais absurdos. Em Atos 4:1-12, por exemplo, vemos os apóstolos Pedro e João sendo questionados: “em nome de quem  fizeram bem a um enfermo”, e a declaração de São Pedro perante o Sinédrio nos  faz  refletir:  “É em nome de Jesus Cristo”. Mas, qual o  significado disso hoje? Por  vezes pensamos que  fazer coisas em nome de Jesus é  fazê-las  tão somente quando  ligadas a atividade eclesiástica, porém a maioria de nós tem um trabalho e um convívio além do ambiente da  igreja.
Fazer  em  nome  de  Jesus  é  ter  consciência  que  em  cada  ato  que realizamos somos representantes dele neste mundo. Nossas palavras e  ações  devem  sempre  ser  coerentes  com  o  amor  cristão, independentemente dos julgamentos alheios, pois embora ser cristão implique também em se preocupar com nosso testemunho perante os outros, nossa maior prioridade é nos importar com o que Cristo pensa sobre nós e nossas motivações.

Fabiano Nunes – OSB.
Rio de Janeiro/RJ


Texto para Meditação
“Na verdade, maravilhas fez por nós o Senhor, por isso estamos cheios de júbilo.” Salmo 126:4

Intercessão
Oremos pelo Clero da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, pela liderança dos Bispos, pelo ministério das pessoas no diaconato e no presbiterado, e pelo ministério colaborativo. 

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Salmos 146, 147 ou 148, 149
Ezequiel 37:1-14
Atos 3:11-26
João 15:12-27

O valor da informação

Informação. Essa palavra hoje  tem valor em  todas as áreas.  Informação num mundo em constante mutação é vital para não ficarmos para trás em  nossas  profissões,  para  não  nos  sentirmos  inferiorizados  em nossos  grupos  de  amigos,  para  não  nos  perdermos  na  era  das comunicações, onde a cada momento novas descobertas são  feitas.
Por  isso  ninguém  gosta  de  compartilhar  informações  quando  são valiosas. Essas se  tornam segredos bem guardados, pois adquirem valor ainda maior se  ficam  reservadas.
Mas, não  foi assim que Jesus agiu. Ele compartilhou as  informações, os ensinamentos e as práticas mais preciosas e  importantes que poderiam ser  compartilhadas  com  a  humanidade.  Jesus  ensinou  sobre  o verdadeiro  “religare”, sobre o que  realmente seria a  religião no seu sentido  puro,  de  religar  com  Deus,  religar  com  o  Pai.  Mas  ao compartilhar  tudo  isso,  ele  não  enganou  ninguém:  “Vós  sois meus amigos se praticais o que vos mando” (Jo 15:14). A  lição é clara: se não nos dispomos a por em prática em nosso dia-a-dia o que Jesus nos ensinou, não somos nem seus servos e muito menos seus amigos. 

Fabiano Nunes – OSB.
Rio de Janeiro/RJ


Texto para Meditação
“Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seus amigos.” Jo 15:13

Intercessão
Oremos pelas lideranças leigas da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil e por todos os importantes ministérios exercidos por elas em nossas comunidades e em organismos diocesanos e provinciais. 

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Salmos 97, 99 ou 115
Miquéias 7:7-15
Atos 3:1-10
João 15:1-11

Teoria e Prática

O que é ensinar e o que é aprender? Responder essa pergunta de maneira  completa  renderia  uma  abundância  de  páginas.  Mas certamente, podemos apontar em poucas linhas, algumas implicações práticas desses dois verbos.
Mesmos não cristãos, ao estudarem os métodos de Jesus  reconhecem nele  um  grande mestre  na  arte  do  ensinar.  Jesus  assim  foi  -  e  é  - considerado assim por vários motivos, dos quais podemos destacar dois:  o  primeiro  é  porque  fazia  as  pessoas  pensarem.  Não  existe verdadeiro aprendizado sem reflexão sobre o que se está aprendendo. 
O segundo é que ele era o primeiro, e maior exemplo, de  tudo aquilo de bom que ensinava.
É por isso que João 15:10 nos fala de seguir os mandamentos, mas também nos  fala em permanecer no amor. Nenhum ensino, que de alguma  forma não se converta em atitude, mantém seu valor em nossas vidas. As  lições que Jesus nos deixou existem para serem aplicadas em nossa vida pessoal e exercitadas em nossas  relações com o próximo. 
Teoria  e  prática  têm  maior  valor  quando  andam  juntas,  isso  gera estabilidade espiritual.

Fabiano Nunes – OSB.
Rio de Janeiro/RJ

Texto para Meditação
“Se observardes meus mandamentos, permanecereis no meu amor, como guardei os mandamentos de meu Pai e permaneço no seu amor.” (João 15:10)

Intercessão
Oremos pelo ensino em nossas igrejas, pelas pessoas que são chamadas para o ministério da catequese, pelos Centros Diocesanos de Formação Teológica e pelos nossos Seminários.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Salmos 103 ou 11, 114
Isaías 30:18-21
Atos 2:36-41(42-47)
João 14:15-31

Consistência x Superficialidade

“Tempo é dinheiro”. Com base nessa máxima vivemos com pressa, procurando  sempre  atalhos  para  chegarmos  rapidamente  onde queremos, para atingirmos  logo os  resultados.
Apesar disso, temos que reconhecer que Jesus antes de partir não nos deu  atalhos.  Ele mostrou  o  caminho  a  seguir  com  todas  as  duras implicações que  isso  representava, mas nos prometeu o Espírito Santo, que não é um “furacão arrebatador” como  fazem crer alguns grupos religiosos modernos. Espírito Santo é  “pneuma”, é sopro, é consolação. 
Ele é tudo isso, pois também é Deus, e Deus é amor, um amor real, consistente e seguro.
E esse  'sopro' suave que ele envia ao coração de cada cristão, é o mesmo que despertava no Apóstolo Pedro a  força para continuar a missão, tendo como resultado comunidades cujo testemunho vemos descrito em Atos 2:41 “Eles mostravam-se assíduos ao ensinamento dos apóstolos, à comunhão  fraterna, a  fração do pão e às orações”.
Que possamos valorizar mais esse sopro consolador, e associar isso aos  ensinamentos  apostólicos,  dos  quais  devemos  ser  ao  mesmo tempo guardiães e divulgadores. 

Fabiano Nunes – OSB
Rio de Janeiro/RJ


Texto para Meditação
“Nesse dia compreendereis que estou em meu Pai e vós em mim e eu em vós.” João 14:20

Intercessão
Oremos pelos que trabalham em prol da missão da igreja, e para que todos sintam este mesmo chamamento.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

São Marcos, Evangelista

Salmos 93, 98 ou 66
Jonas 2:1-9
Atos 2:14,22-32
João 14:1-14

O mais avançado instrumento de comunicação

No mundo de hoje, com  tanta  facilidade de comunicação, podemos falar com pessoas de outros países e até continentes. Não há como duvidar, a tecnologia aproximou quem estava longe... Mas distanciou quem estava perto! Hoje conhecemos menos nossos vizinhos, saímos menos com nossos amigos e o e-mail substituiu a visita aos  familiares.
Ironicamente,  em  meio  a  tantas  facilidades  de  comunicação  para agilizar a vida, “não temos tempo” para falar com Deus, que inventou a maneira mais rápida e eficiente de comunicação, exclusivamente para nos ouvir: a oração, um verdadeiro presente para nós.
Estamos  sempre  com  incertezas  e  aflições.  Lendo  João  14:14  nos sentimos consolados porque aprendemos que se pedirmos algo em nome de Jesus, Deus nos atenderá. Mas pedir algo em nome de Jesus, 
não é apenas pronunciar o nome dele ao final da oração, e sim pedir consciente de tudo aquilo que ele nos ensinou, portanto sem egoísmo, sem oportunismo, mas com sabedoria e aceitação de sua vontade para 
nossa vida. 
A  oração  diária  sincera  é  um  dos  exercícios  indispensáveis  para  a maturidade cristã.

Fabiano Nunes – OSB
Rio de Janeiro/RJ


Texto para Meditação
“Se me conheceis, também conhecereis meu Pai. Desde agora o conheceis e o vistes.” João 14:7

Intercessão
Oremos pelos nossos relacionamentos dentro e fora da igreja e por nosso testemunho como cristãos.

domingo, 24 de abril de 2011

PÁSCOA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO

Salmo 118
Êxodo 14:10-14, 21-25(15:20-21)
Colossenses 3:1-4
João 20:1-10(11-18) ou
Mateus 28:1-10

O que vale a pena?

Poderíamos responder a pergunta do  título desta meditação com as palavras do poeta Fernando Pessoa,  “Tudo vale a pena, quando a alma não é pequena”. Esse dito,  tão popular entre nós  falantes da  língua portuguesa, é uma  lição que para nós cristãos deve  fazer parte de cada momento de nossas vidas, deve ser uma de nossas marcas.
Mas,  como  vivenciar  isso?  De  fato  não  é  fácil,  pois  tendemos  ao desânimo. Foi assim com o povo hebreu que, libertado da escravidão no  Egito,  depois  reclamou  com  Móises  a  respeito  da  situação  no deserto. E, por vezes, foi assim com cristãos de várias épocas, quando não percebiam que as aparentes derrotas apontavam para verdadeiras vitórias.
Em Colossenses 3:2 temos uma lição tão simples quanto desafiadora: “pensai nas coisas que são de cima, e não das que são da terra”. As coisas “de cima” têm relação com as verdades eternas, tem a ver com aquela alma que não consegue ser pequena em seus conceitos nem na sua  relação  com  o  próximo,  pois  busca  sem  cessar,  de  maneira espiritualmente madura, vivenciar o que há de maior, que é amor de Deus pela humanidade. 

Fabiano Nunes – OSB
Rio de Janeiro/RJ


Texto para Meditação
“Rendei graças ao Senhor, porque Ele é bom, a sua misericórdia permanece para sempre.” Salmo 118:1

Intercessão
Oremos pela comunhão pessoal de cada um de nós com Deus.

sábado, 23 de abril de 2011

Sábado Santo

Salmo 130 ou 31:1-5
Jó 14:1-14
I Pedro 4:1-8
João 19:38-42

A fé que produz a Esperança

Jesus está morto. Se olharmos para a história com o olhar humano, a derrota  parece  eminente. Diante  do mundo, Deus  parece  acabado. 
Diríamos  num  falar  de  hoje:  “não  há  luz  no  fim  do  túnel!”.  José  de Arimatéia, talvez pensasse assim também, por isso pediu o corpo de Jesus para ser preparado para sepultura. No fundo desejava por um ponto final no sonho porque pelo que se apresentava seria impossível realizá-lo. A  frustração parecia  inevitável. 
Diante  de  certas  circunstancias  nos  sentimos  assim;  derrotados, acabados,  como  se  atravessássemos  uma  noite  sem  fim,  sem esperança. Muitas vezes somos surpreendidos por hiatos em nossas vidas;  espaços  vazios,  de  solidão,  de  desolação. Sentimo-nos abandonados, sujeitos ao acaso. Parece que Deus nos esqueceu.
Nesses  momentos  a  oração  é  o  instrumento  de  fortaleza,  de estabelecimento do equilíbrio. Deus também se revela na desolação. 
Na  desolação,  o  cristão  deve  permanecer  firme  na  fé,  confiar  na fidelidade paterna de Deus e esperar a  luz.

Post. Itabira Jonas 
Santos/SP


Texto para Meditação
“Tomaram, pois, o corpo de Jesus e o envolveram em lençóis com as especiarias, como os judeus costumam fazer, na preparação para o sepulcro.” João 19:40

Intercessão
Oremos por todas as pessoas que se encontram desoladas, abatidas, exaustas, para que encontrem no amor mútuo, na partilha e na presença de Deus a luz e força para continuar adiante.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Sexta Feira da Paixão

Salmos 22,40:1-14 ou 69:1-23
Isaías 52:13-53:12 ou
Gênesis 22.1-18 ou
Sabedoria 2:1,12-24
Hebreus 10:1-25
João (18:1-40) 19:1-37

A morte de Cristo redime a humanidade

Sexta-Feira  santa,  dia  em  que  nos  colocamos  diante  da  cruz  para meditarmos sobre a nossa realidade de filhos amados e queridos de Deus. A  cruz é o sinal concreto do amor estremado que Deus tem por cada um de nós. Nela está  impressa a vida dada em nosso  favor. 
No mistério da paixão de Cristo somos compreendidos e justificados. 
Nela, Deus  feito homem é  fragilizado pela morte na cruz, para que cada um de nós sejamos    fortalecidos numa vida de graça. Precisamos olhar para a cruz e perguntar: Qual a parte que me cabe desse sacrifício? 
Quantos e quais os pecados que me são  justificados? 
Ao olhar para cruz precisamos cuidar para que não nos enganemos com as estruturas que relativizam o pecado, ao contrário deixemo-nos conduzir por Deus que conhece nosso coração, que vê o  todo do nosso ser,  sabe  do  passado  e  presente  de  nossa  história  e  por  isso constantemente trabalha para que vivamos uma vida de filhos amados e queridos. 

Post. Itabira Jonas 
Santos/SP


Texto para Meditação
“E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.” João 19:30

Intercessão
Oremos para que diante da Cruz de Cristo encontremos o caminho de mudança de vida (conversão) e de atitude diante dos desafios cotidianos.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Quinta Feira Santa (INSTITUIÇÃO DA SANTA EUCARISTIA E LAVAPÉS)

Salmos 78:14-20; 23-25
Êxodo 12:1-14a
1 Coríntios 11:23-26(27-32)
Lucas 22:14-30

Comungar é comprometer-se

A mesa está posta. É em torno dela que o cristão se encontra, consigo mesmo  e    com  Deus.  O  culto  eucarístico  é  vital  para  uma espiritualidade encarnada. Deus vem ao encontro de seu povo para com ele celebrar a vida e a realização do fazer cristão no mundo. Na quinta-feira santa, a  Igreja  recorda e memora o gesto de Jesus que se reuniu com seus discípulos para a partilha do pão e do vinho.
 A vida pessoal do cristão em toda sua dimensão e relação deve refletir os gestos, desejo, partilha e serviço explicitados por Jesus quando da instituição do sacramento da eucaristia. A comunhão do pão e do vinho, do corpo e sangue compromete o cristão, porque em Cristo nela se torna um conosco.
A eucaristia  tomada durante a celebração e em comunidade só é efetiva quando alcança os relacionamentos familiares, profissionais, sociais, políticos,  religiosos.  Isto é, compromete o cristão com o projeto de Deus diante do mundo. O gesto eucarístico se torna verdadeiro sacramento apenas quando as atitudes possibilitam que “na mesa” haja lugar para todos.

Post. Itabira Jonas 
Santos/SP


Texto para Meditação
“E disse-lhes: Desejei muito comer convosco esta páscoa, antes que padeça.” Lucas 22:15

Intercessão
Oremos pela Missão Encarnada da Igreja como presença do Corpo de Cristo na história, para nossas celebrações eucarísticas sejam sinal de vida, partilha e união diante dos sistemas de injustiça e opressão.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Quarta Feira Santa

Salmos 55 ou 74
Jeremias 17:5-10,14-17
Filipenses 4:1-13
João 12:27-36

O sentido da cruz

Apesar da aflição e da angústia que o espera, Jesus sabe do propósito e do significado da cruz: glorificar o nome do Pai. Ele sabe que tudo concorre para a honra e a glória Daquele que é o autor e senhor da vida.
A  oração  que  Jesus  eleva  ao  Pai,  não  é  de  desespero,  nem  de questionamento, mas de entrega e confiança em Deus. Ele sabe da fidelidade  amorosa  de  Deus,  por  isso  com  confiança  espera  a aproximação da sua hora e, com ela de todos os que estão e são com ele. A aceitação do percurso até o calvário é a glória Jesus.
O  cristão,  verdadeiramente  imbuído  do  espírito  de  Cristo, comprometido  com  os  valores  do  Reino,  amante  da  justiça  e  da verdade,  afeito  a  ser  sinal  de  esperança,  compreende  e  encontra sentido no mistério da cruz. E dela aprende que por mais sinuoso que possa ser o caminho, por ele os filhos são conduzidos aos braços de Deus, Pai.
Quando  nos  momentos  de  dificuldade,  quando  não  se  consegue vislumbrar  a  luz  e  a  insegurança  toma  conta  do  ser,  a  oração  é suficiente para o  restabelecimento da  tranquilidade. 

Post. Itabira Jonas 
Santos/SP


Texto para Meditação
“Enquanto tendes luz, crede na luz, para que sejais filhos da luz. Estas coisas disse Jesus e, retirando-se, escondeu-se deles.” João 12:36

Intercessão
Pedimos para que nos ampares quando perdemos a esperança, quando perdemos a visão da tua presença viva junto a nós.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Terça Feira Santa (DIA DOS POVOS INDÍGENAS)

Salmos 6, 12 ou 94
Jeremias 15:10-21
Filipenses 3:15-21
João 12:20-26

Nas pegadas de Jesus

A fé deve nos proporcionar o desejo interior de conhecer Jesus para viver  na  sua  intimidade.  Nos relacionamentos  humanos,  o  fato  de conhecer alguém  implica entrega e compromisso. Deus ao se  fazer homem, se  revela, assumindo o compromisso de dar a vida para os que querem seguir.
No Evangelho de hoje, Jesus ensina que conhecê-lo e segui-lo implica doação.  É  preciso  dar  a  vida  para  tê-la  integralmente.  Todas  as relações sejam elas humanas ou com Deus implicam a totalidade do ser, não há espaço para barganha, no coração de Deus não há espaço para discriminação.
Jesus  revela que a sua glória, a essência da sua divindade está no servir e, portanto, se alguém quer conhecê-lo; quer estar com ele, na intimidade, deve saber que junto dele, no seu coração, estão os que mais precisam: os pobres e doentes de toda natureza, assim como as minorias marginalizadas por estruturas que estabelecem critérios para favorecer alguns poucos privilegiados.

Post. Itabira Jonas 
Santos/SP


Texto para Meditação
Se alguém me serve, siga-me, e onde eu estiver, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, meu Pai o honrará.” João 12:26

Intercessão
Oremos por mais de 200 povos indígenas que vivem no Brasil, pela sua luta por territórios que lhes permitam continuar a viver dentro da sua cultura e religião, pelo respeito e aprendizado em relação aos conhecimentos indígenas e sua sabedoria.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Segunda Feira Santa

Salmos 51 ou 69:1-23
Jeremias 12:1-16
Filipenses 3:1-14
João 12:9-19

Opção pela vida

A  contemplação  do  Evangelho  de  hoje  nos  questiona  quanto  às escolhas que  fazemos no decorrer de nossas vidas. Diante de nós, sempre  se  nos  apresentam  duas  forças  contrárias,  no  entanto,  o exercício da  fé deve nos  levar a escolher sempre o bem maior. 
Aqui,  a  força  política  representada  naquela  época  pelo  poder  dos fariseus e para nós hoje pelo status e poder de compra, se opõem ao poder do bem, e Daquele que veio para  resgatar vida em  toda sua plenitude. 
O  povo  que  veio  a  Betânia,  para  ver  Lázaro  ressuscitado,  veio certificado de que a opção por Jesus é a melhor escolha, porque sua essência é o dom da vida. Bem algum pode superar desejos interiores. 
Nada do  temporal, do que  tem  fim em  si mesmo,  satisfaz o desejo interior que o ser humano  tem pela vida. De uma vida plena, que não se mede pelo tempo e nem pelo o que se acumula, mas pelas escolhas que  faz.

Post. Itabira Jonas 
Santos/SP


Texto para Meditação
“Muita gente dos judeus soube que ele estava ali; e foram, não só por causa de Jesus, mas também para ver a Lázaro, a quem ressuscitara dentre os mortos.” João 12:9

Intercessão
Oremos por todas as pessoas enfermas, por aquelas que buscam consolação e apoio espiritual, por aquelas que são cuidadoras e precisam forças, por aquelas desamparadas pelos sistemas de saúde e por vida para todas as pessoas.

domingo, 17 de abril de 2011

Domingo da Ramos

Salmos 118:19-29 ou 22
Isaías 45:21-15
Filipenses 2:5-11
Mateus 27:1-54

As atitudes santificam o mundo

Preparamo-nos para a Semana Santa. O cristão, no entanto, não pode perder de vista que todas as semanas são santas. É para trabalhar em favor  da  santidade  do mundo  que,  fomos  chamados.  Seguindo  os passos de Jesus, olhemos e contemplemos o Evangelho que hoje nos coloca  junto dele.
Posto diante das autoridades, julgado e humilhado, ele proclama sua fidelidade ao projeto de Deus.     Aceita o peso que  lhe  imputam as autoridades constituídas e o povo enganado por um sistema que aliena e escraviza. A cena é antagônica, diante do povo que grita pedindo sua condenação, Jesus se faz silencioso; permanece fiel a Deus e ao povo que o condena. 
A atitude de Jesus diante do Sinédrio permitiu que o projeto de Deus para com a humanidade se cumprisse. Aprendamos dele, sejamos  fiéis e  confiantes  sempre, mesmo  que  as  circunstâncias  não  nos  sejam compreensíveis. A fé, a fidelidade e o amor são dons dados por Deus para a salvação e santificação do mundo.

Post. Itabira Jonas 
Santos/SP


Texto para Meditação
“Disse-lhe então Pilatos: Não ouves quanto testificam contra ti? E nem uma palavra lhe respondeu, de sorte que o presidente estava muito maravilhado.” Mateus 27:13-14

Intercessão
Oremos por todas as pessoas vocacionadas para os diferentes ministérios, tanto no laicato quanto no clero, para que ela possam testificar com suas atitudes o sentido da justiça do Reino de Deus em Cristo.

sábado, 16 de abril de 2011

Salmos 137, 144 ou 42, 43
Jeremias 31:27-34
Romanos 11:25-36
João 12:37-50

Luz do mundo

A  luz  é muito  importante,  ela  oferece  segurança. Tem  crianças  que precisam de uma luz ligada (fraca) para se sentirem mais seguras ao dormir. Sei que em geral a psicologia não recomenda, mas em certos casos é necessário. Em casa a gente costuma deixar uma luz ligada à noite para quando a gente levanta de madrugada. Enfim, somos seres da  luz! A noite é bela, mas pelas suas  luzes, as estrelas, galáxias, sóis e planetas,  a  lua  e  tudo  o  que  brilha  nela.  Quando  era  adolescente gostava de subir em  telhados para olhar o céu. Se a  luz é  tão  importante, e  se  de  fato  acreditamos  que  Jesus  é  “luz  do  mundo”  porque  o procuramos  tão pouco? 
Se você chegasse na casa de um parente, de uma família amiga, de pessoas  da  vizinhança  e  visse  tudo  escuro,  sem  luz,  o  que  faria? 
Mesmo que as pessoas  fossem cegas pediria para  ligarem uma  luz, não é?  Se  fossem  pessoas  que  enxergam  perguntariam:  “como  vocês conseguem viver sem  luz”? Não é? Na outra visita  levariam de presente velas,  lamparina ou algo para  iluminar! Pois quando visitamos gente que vive na escuridão espiritual, se dando contra as paredes dos seus medos e culpas, o que  fazemos?  

Revda. Taís Soares Feldens
Porto Alegre/RS


Texto para Meditação
“Eu sou a luz que vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.” João 12:46

Intercessão
Oremos para que Jesus seja a luz de nossas vidas e que possamos levar esta luz a todo lugar onde a gente vá.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Salmos 22 ou 141, 143
Jeremias 29:1,4-13
Romanos11:13-24
João 12:1-10

Quem é essa mulher?

Essa história de mulheres derramando perfume em Jesus antes da Páscoa tem várias versões: uma mulher (Mateus 26:7 e Marcos 14:3); uma prostituta (Lucas 7:37) e Maria (irmã de Lázaro). Durante muito tempo  acharam  que  a  prostituta  seria  Maria  Madalena,  e  usaram preconceituosamente isso contra o postolado desta discípula amada de Jesus. Ninguém se  lembra deste  fato de Maria, não há na  igreja nenhum  ritual oficial que  inclua mulheres perfumando o altar  (sei que há reverendas que por conta usam perfumes nas celebrações). 
O problema é que é coisa de mulher de novo. Tem homem que gosta de perfume, mas na média ganhamos de longe. Irmãs! Está na hora de começar  a  perfumar  a  igreja!  Sei  que,  como  no  passado,  haverá homens, e algumas mulheres, achando  isso um desperdício, mas o cheiro  faz parte do  louvor e da  fé!  Irmãos! Vamos parar com  isso de não aceitar,  de  não  querer  experimentar,  acreditem  no  que  fazem  as 
mulheres, graças a ela Jesus e vocês estão aqui! São apóstolas e mães na vida, deixem que sejam apóstolas e mães na  fé! as. M

Revda. Taís Soares Feldens
Porto Alegre/RS

Texto para Meditação
“Suba a minha oração perante a tua face como incenso, e as minhas mãos levantadas sejam como o sacrifício da tarde.” Salmo 141:2

Intercessão
Oremos por uma maior abertura para a contribuição de todas as pessoas na adoração e na experiência de fé superando preconceitos.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Salmos 131, 132, [133] ou 140, 142
Jeremias 26:1-16
Romanos1:1-12
João 10:19-42

Ouvir a voz de Cristo

Tenho ouvido a voz de Cristo vinda de pessoas que muitos diriam que é impossível. Será que estou enganada? No Evangelho de hoje alguns chamam que a voz de Cristo era a voz de um endemoniado. Bem, se eu tivesse onde ouvi a voz de Cristo certamente seria acusada de coisa semelhante por algumas pessoas. Não  se preocupem que  também ouço a voz de Cristo através de pessoas cuja santidade é quase que indiscutível. Mas, essa diversidade de experiências que Deus me deu mostra que a voz de Cristo é mesmo de Cristo. 
Não há  igreja que possa se adonar da voz de Cristo. Nem o cristianismo em exclusividade.  A  fé em Cristo deve se manifestar no desejo de ouvir Sua Voz. Vamos à Igreja, participamos das celebrações, tudo porque ouvimos sua voz e sentimos o calor do Pastor nos acolhendo. Mas, e se Pastor resolver chamar outras ovelhas de outro redil (como disse a leitura do Evangelho de ontem)? Nos sabemos reconhecer a voz do Pastor, então não fiquemos com medo, nem rejeitemos a voz, se vem de  lugares diferentes, por vezes  inesperados. 

Revda. Taís Soares Feldens
Porto Alegre/RS


Texto para Meditação
“As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem.” João 10:27

Intercessão
Oremos para que nenhum preconceito nos impeça de ouvir a voz de Cristo.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Salmos 119:145-176 ou 128, 129, 130
Jeremias 25:30-38
Romanos 10:14-21
João 10:1-8

Pés formosos

O apóstolo Paulo faz uma pergunta fundamental: como as pessoas vão crer se ninguém pregar? Aí a gente imagina um pregador aos berros, em praça  pública,  ou  usando  um  daqueles  equipamentos  de  som  que atentam  contra  os  tímpanos  dos  ouvintes.  Serão  que  estão  ouvindo mesmo? Ouvindo no sentido  físico não  tenho dúvida. Mas, no sentido profundo espiritual, ouvindo aquela voz que não entra de  fora, mas vem de dentro? Tenho lá minhas dúvidas enquanto a isso. Então, aparecem os “pés do mensageiro” e nós mulheres, seja pela beleza, seja pelos calos, ou pelo tipo de calçado que a cultura nos impõe, precisamos cuidar dos pés! Pregar com os pés! Veja que  imagem bonita! 
Eu pessoalmente não gosto muito de pregar, o que é quase um pecado mortal para uma  reverenda. Mas, quando vou ao encontro de alguém com meus pés não estarei levando o Evangelho? Quando apenas estamos lá, junto aos doentes,  junto às pessoas abandonadas, plantando e colhendo, e quando fazemos isso com o amor de Cristo. Não estaremos levando o Evangelho? Sei que hoje muitas pessoas acreditam “no grito”, mas eu prefiro a mensagem dos pés! 

Revda. Taís Soares Feldens
Porto Alegre/RS


Texto para Meditação
“Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas.” João 10:15b

Intercessão
Oremos para não ficarmos paradas dentro da Igreja, pensando apenas em discursos para nós mesmos, mas que sejamos levados pelos pés carregando alegria, amor, boas notícias e paz.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Salmos [120], 121, 122, 123 ou 124, 125, 126, [127]
Jeremias 25:8-17
Romanos 10:1-13
João 9:18-41

Será que é pecador?

Aquele homem curado pela lama feita com o cuspe de Jesus teve que enfrentar muitas acusações. Diziam que Jesus era um pecador, e o coitado não  sabia de nada. Ele  só  sabia uma  coisa: era  cego e  foi curado. Como gostamos de complicar as coisas! Queremos encontrar explicação  para  tudo,  especialmente  para  o  pecado.  Isso  é  pecar? Aquilo é pecado? Quem é mais pecador? Quem pecou primeiro? Qual o pior pecado? Pecado, pecado, pecado. Será que querer saber  tanto sobre  pecado  nos  torna menos  pecadoras? Acho  que  não. Até me parece que tem gente tão obcecada pelo pecado que transforma sua obsessão em mais um pecado.
A questão não é o pecado, mas aquilo que transforma a pessoa, ainda pecadora,  em  uma  pessoa  melhor.  Como  saber  quem  é  menos pecador? Mas certamente saberemos se alguém doente está curado! Até  Jesus  foi  acusado  de  pecador!  Que  alívio!  Se  for  assim  não devemos  nos  preocupar  se  o  mesmo  acontecer  com  a  gente, certamente será uma acusação mais  justa. Mas, por que  foi acusado de pecador?  Porque  curou,  por  quebrar  as  correntes  que  impediam  a felicidade de doentes, pessoas excluídas e discriminadas. Vamos a fazer o mesmo e que nos acusem do que quiserem. 

Revda. Taís Soares Feldens
Porto Alegre/RS


Texto para Meditação
“Eu vim a este mundo para juízo, a fim de que os que não vêem vejam, e os que vêem sejam cegos.” João 9:39

Intercessão
Oremos para que Deus nos motive a pensar menos no pecado que não podemos evitar, e mais no amor e na vida que podemos dar seguindo o exemplo de Cristo. 

domingo, 10 de abril de 2011

5º Domingo da Quaresma

Salmo 130
Ezequiel 37:1-3(4-10)11-14
Romanos 6:16-23
João 11:(1-17)18-44

Enfermidade

Ficar doente não é uma vergonha. Sei que no passado havia gente que se orgulhava de nunca  ter  ficado doente, sim, até é possível, mas não é a regra. A doença envolve a  totalidade de nosso ser (corpo  físico, corpo espiritual, relacionamentos, energias, etc.). A cura deve ser igual, para ser cura! Não é que devamos optar entre ir ao médico ou fazer oração, entre  procurar  terapias  complementares  diversas  (fitoterápicas, energéticas, etc.) ou a medicina alopática convencional. A cura está em nós. Eu trabalho no serviço público de saúde, as vezes faço visitas a pessoas acamadas em suas casas, e vejo quem quer se curar e quem não quer ou não tem força espiritual para conseguir. Já pensou se um médico dissesse a você:  “senhora, da minha parte é  isso, mas você  tem que orar mais”. 
Da mesma forma as pessoas da Igreja tem que dizer: “estamos orando por ti, mas tem que procurar o serviço de saúde, seguir o tratamento e ter uma vida saudável”. Busquemos a saúde interior e exterior, pessoal e nas  relações, não há melhor aprendizado que este! 

Revda. Taís Soares Feldens
Porto Alegre/RS

Texto para Meditação
“Esta enfermidade não é para morte, mas para glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela.” João 11:4b

Intercessão
Oremos para que sempre busquemos a saúde integral de todas as pessoas, a começar por nós.

sábado, 9 de abril de 2011

Salmos 118 ou 145
Jeremias 23:9-15
Romanos 9:1-18
João 6:60-71

“Tempo de decisão”

Santo Agostinho disse: “Criaste-nos para Ti, ó Deus, e o nosso coração vive  inquieto enquanto não repousa em Ti.” Essa citação expressa bem a busca  incessante do ser humano pelo sentido da vida. Jesus mostra o caminho  através  da  união  pela  fé  e  da  vida  através  do  alimento espiritual. 
Sabemos que Deus  tem um projeto e que nos chama para participar na sua construção, porém, exige uma decisão que é a escolha entre a vida e a morte. Muitas vezes, esse confronto com a fé provoca resistência ou, até mesmo, desistência, como podemos ver, não somente  já no tempo de Jesus, mas atualmente  também.  
Porém,  todas as pessoas que se entregam ao projeto são  filhos e  filhas de Deus, são o  “povo escolhido”. Todas as pessoas são chamadas para sair  de  sua  alienação  para  enfrentar  as  dificuldades.  Que  tal aquietarmos  o  nosso  coração  e,  aceitando  o  chamado,  com comprometimento e seriedade, participarmos da construção do Reino de Deus?

Sra. Angela Arnt Senez
Petrópolis/RJ

Texto para Meditação
“Rendei graças ao SENHOR, porque ele é bom, a sua misericórdia permanece para sempre.” Salmo 18:1,29

Intercessão
Oremos para que, cada vez mais, seja ampliada a participação na construção do Reino de Deus, para que o Amor seja objeto de transformação, seja a forma de vencer todos os projetos  contrários ao de Deus.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Salmos 102 ou107:1-32
Jeremias 23:1-18
Romanos 8:28-39
João 6:52-59

“Simplicidade”

Muitas vezes pensamos que somos  fracos, pecadores, desanimados e, até mesmo,  incapazes de compreender o  legado de Jesus para a nossa vida. Então, achamos melhor “deixar essas coisas de lado” e ir vivendo assim...  “do nosso  jeito”.  Chegamos a pensar que somos  incapazes de compreender o que Deus quer de nós.
Jesus Cristo ensina que Deus quer, simplesmente, que vivamos em Seu Amor,   todas as pessoas unidas entre si e com Ele, agindo com amor, o que engloba, paz,  fraternidade,  justiça e comprometimento. 
Quando  vivemos em Deus, que é Amor,  vivemos  vida  indestrutível. 
Assim, podemos  reafirmar o que Paulo  já dizia aos Romanos:  “Se Deus está a nosso  favor, quem estará contra nós?”  (8:31). 

Sra. Angela Arnt Senez
Petrópolis/RJ 


Texto para Meditação
“O que nos resta dizer? Se Deus está a nosso favor, quem estará contra nós?” Romanos 8:31

Intercessão
Oremos para que persevere a confiança de que Deus está no meio de nós, nos inspirando para sermos, com simplicidade, testemunhos do Seu projeto para a humanidade.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Salmos 69 ou 73
Jeremias 22:13-23
Romanos 8:12-27
João 6:41-51

“Viver na perseverança”

O ser humano vive numa busca incessante pela “segurança”, aquela promovida  pelo  montante  da  conta  bancária,  pelo  patrimônio construído,  constituição  da  família,  educação  dos  filhos,  emprego estável e bem remunerado. No entanto, perdendo muitas vezes, o que é de mais valioso,  “aproveitar” as bênçãos  recebidas. 
Mas será que angariar  riquezas materiais satisfaz? Certamente que não! Haja vista homens e mulheres famosos, possuidores de grandes fortunas que se entregam ao suicídio, drogas e crimes, ou mesmo, aquelas pessoas que são acometidas por doenças que, apesar de  toda a sua  fortuna,  ficam  isoladas em seu sofrimento.
Portanto, é certo que a nossa verdadeira  riqueza está na maneira como nos comprometemos com Deus e na maneira como procuramos agir em busca de uma vida plena. Apesar de todas as nossas fraquezas e desânimos, a Carta aos Romanos, em 8:18, nos  chama a  viver na perseverança da esperança na glória futura que será revelada em nós. 
Esperança que nos  inspira para uma participação comprometida com o Reino de Deus.

Sra. Angela Arnt Senez
Petrópolis/RJ


Texto para Meditação
“Penso que os sofrimentos do momento presente não se comparam com a glória futura que deverá ser revelada em nós.” Romanos 8:18

Intercessão
Oremos para que sejamos inspirados pelo Espírito Santo para perseverar na esperança de uma vida plena de amor em Jesus, construindo o nosso crescimento espiritual em direção ao Pai.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Salmos 101, 109 ou 119:121-144
Jeremias 18:1-11
Romanos 8:1-11
João 6:27-40

“Confiança na Promessa”

Mais naturalmente na chamada meia idade, recentemente classificada como  boa  idade,  o  desânimo  se  torna  uma  constante  na  vida  das pessoas. Talvez decorrente do cansaço pelo esforço dispendido na  luta diária pela sobrevivência. Porém, a conquista do alimento que sustenta a vida material se torna ineficaz frente à busca pelo sentido maior da vida. O trecho do Evangelho de João, proposto para o dia de hoje, é muito significativo nessa busca.
No versículo 35, Jesus afirma que é o Pão da Vida com capacidade de, efetivamente, alimentar e satisfazer a fome espiritual das pessoas. No versículo 37, Ele promete que  jamais  rejeitará aquele que buscá-Lo. No verículo 29, Ele disse que devemos crer naquele que foi enviado por Deus, exigindo portanto, comprometimento. 
Dessa forma, o desânimo pode ser superado pelo empenho na busca da confiança de que em Jesus encontramos o pão que sacia a  fome e a sede para uma vida plena, na certeza da promessa de um banquete na vida eterna. 

Sra. Angela Arnt Senez
Petrópolis/RJ


Texto para Meditação
“Todos aqueles que o Pai me dá, virão a mim. E eu nunca rejeitarei aquele que vem a mim.” João 6:37

Intercessão
Oremos para sermos mais comprometidos/as e ajudar outras pessoas a se comprometerem, na busca por uma vida plena do amor de Deus na confiança da promessa de Jesus Cristo.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Salmos 97, 99, [100] ou 94, [95]
Jeremias 17:19-27
Romanos 7:13-25
João 6:16-27

“Não tenham medo”

Na atualidade, as síndromes do medo (pânico) são muito comuns, as pessoas estão dominadas pelo medo. Medo de não conseguir educar nossos filhos, de não conseguir dar sustento à família, de sair nas ruas violentas das grandes cidades, de ser abordadas por pessoas simples e humildes, medo de enfrentar a perda de um ente querido ou um grave problema de saúde. Diante da consciência de   impotência para lidar com todos esses medos, são impelidas a ficar, cada vez mais isoladas. 
Talvez mesmo por  instinto de auto-defesa,  tentam  transformar suas casas  em  fortalezas  muradas,  tornando-se  egoístas,    caem  na alienação. Dessa forma, muitas vezes sentem a mesma angústia de Paulo:  “Não  faço o bem que quero, e sim, o mal que não quero.”
Conscientes de que acima da lei humana, aquela que, na maioria das vezes, é o objeto da  injustiça e da desigualdade  responsável por muitos dos nossos medos, está a Lei de Deus, que é  fidelidade,  justiça e amor. 
Assim  nos  sentiremos  fortalecidos/as  para  lutar  contra  os  nossos medos. Jesus caminhando sobre as águas nos inspira a ter confiança de que Deus está sempre conosco, nos sustentando e guardando em todos os dias de nossas vidas. Ele é a  fortaleza da nossa  fé.

Sra. Angela Arnt Senez
Petrópolis/RJ

Texto para Meditação
“Jesus disse: ‘Sou eu. Não tenham medo’.” João 6:20 

Intercessão
Oremos para que sejamos fortalecidos pela fé para enfrentar todos os nossos medos na confiança do amor cuidadoso de Deus com todos seus filhos e filhas. 

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Salmos 89
Jeremias 16:10-21
Romanos 7:1-12
João 6:1-15

 “Bem comum”

Confiantes de que Jesus é a luz que cura a nossa cegueira, temos a possibilidade  de  discernir  sobre  os  sinais  relatados  no  Evangelho segundo João, que  indicam o que é agradável a Deus, construindo então, uma nova maneira de viver. O  texto do Evangelho proposto para hoje  relata  “a partilha dos pães”, um dos sinais de Jesus que  fortalecem a fé cristã e nos preparam para uma nova vida, aquela em que já não vivemos mais  para  nós, mas  para  Deus  e  para  o  bem  das  outras pessoas. 
Naturalmente, o alimento é necessário para a  sobrevivência do  ser humano, mas  não  somente  ele.  Deus  quer  que  todas  as  pessoas compartilhem  da  mesma  subsistência  e  dignidade  e,  cabe  a  nós cristãos e  cristãs, promover  condições e possibilidades para o bem comum, partilhando e compartilhando, o amor, a atenção, o cuidado, a “pré-ocupação” e o comprometimento, já que poucos conseguem ter a possibilidade de contribuir materialmente para o bem de muitos, mas todas as pessoas conseguem partilhar a vida de alguma  forma.

Sra. Angela Arnt Senez
Petrópolis/RJ


Texto para Meditação
“Feliz é o povo que conhece as aclamações da alegria; e caminha, ó SENHOR, à luz da tua presença.” Salmo 89:15

Intercessão
Oremos para que possamos caminhar à luz da presença de Deus, sendo testemunhas de Seu amor, na promoção da união entre todas as pessoas e na possibilidade de objetivar o bem para todas as pessoas.

domingo, 3 de abril de 2011

4º Domingo da Quaresma

Salmo 23
1 Samuel 16:1-13
Efésios 5:(1-7)8-14
João 9:1-13(14-27)28-38

“A luz que cura a cegueira”

Quando  somos  obrigados  a  enfrentar  uma  adversidade,  como  a  que, pessoalmente, me vi envolvida com a doença (uma série de Acidentes Isquêmicos Temporários) de minha amada mãe, Haydée Veríssimo Arnt, com 97 anos, constatamos a  nossa  real  impotência perante a vida. 
Geralmente, esses acontecimentos nos pegam desprevenidos e, embora saibamos que Deus determina um tempo para cada um de nós e, o que deveria  ser  uma  grande  alegria  (pela  esperança  na  ressurreição prometida), não afasta o medo e  tristeza ao enfrentarmos a situação.
Assim, diante o primeiro momento, que é o do desespero, devemos pedir a Deus  que  venha  curar  a  nossa  própria  “cegueira”,  aquela  que  nos impede de perceber que não precisamos  ter medo, mas que estamos sempre  fortalecidos/as, como nos ensina o Salmo 23.  Visão esta que nos permita agir conforme é agradável a Deus, com presteza, amor e cuidado, para amenizar os sofrimentos e aliviar as dores de todas as pessoas e, assim, enfrentar  todas as adversidades que possam nos acometer.  

Sra. Angela Arnt Senez
Petrópolis/RJ


Texto para Meditação
“O SENHOR é meu Pastor; nada me faltará.” Salmo 23:1

Intercessão
Oremos para que as pessoas possam ser curadas de sua cegueira, unindo-se a Deus e às outras pessoas, agindo com amor, respeito, carinho e presteza com quem necessita de cuidados e conforto, para amenizar seus sofrimentos e aliviar suas dores.

sábado, 2 de abril de 2011

Salmo 87, 90 ou 136
Jeremias 13:1-11
Romanos 6:12-23
João 7:47-594

Profetas comprometidos com a luta contra todo sinal do Anti-reino

Em que sentido se pode afirmar que somos profetas? Pelo sacramento do Batismo somos constituídos partícipes da dimensão profética de Jesus. 
O Profeta não é um adivinho, não é uma pessoa que adivinha o futuro! 
Segundo um dos biblistas mais importante a meu entender, José Luis Sicre, podemos dizer que o Profeta é um homem inspirado, no sentido estrito da palavra. Ninguém em  Israel  teve uma consciência  tão clara de que era Deus quem lhe falava ou de ser porta-voz do Senhor. E esta inspiração vem da relação pessoal do profeta ou profetiza com Deus. 
Portanto quando  fala o escreve, o Profeta se refere a Palavra que o Senhor  lhe comunica pessoalmente, dada no momento que Deus quer, sem que ele consiga evitar proclamar a mensagem  recebida.
O  Profeta  Jeremias  nos  apresenta  uma  ação  simbólica,  melhor, duplamente simbólica. Por um lado o cinto símbolo da intimidade do Povo com Deus. Por outro lado o Eufrates, lugar simbólico do exílio. 
Com  estas  “chaves”  podemos  receber  a  chamada  de  ontem  e  de sempre  a  vivermos  em  fidelidade  e  escuta  a  Deus,  e  será  nesse processo  que  seremos  anunciadores  do  Deus  da  Vida  e denunciaremos  todo sinal de anti-reino neste mundo.

Revdo. Dante Ariel Irrazábal Montero
Recife/PE


Texto para Meditação
“Este povo maligno, que recusa ouvir as minhas palavras, que caminha segundo a dureza do seu coração, e anda após deuses alheios, para servi-los, e inclinar-se diante deles, será tal como este cinto, que para nada presta.” Jeremias 13:10

Intercessão
Oremos por aquelas pessoas que trabalham pela construção da justiça e paz e por todos os organismos ecumênicos e inter-religiosos que promovem a diálogo e a harmonia.                               

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Salmos 88 ou 91, 92
Jeremias 11:1-8,14-20
Romanos 6:1-11
João 8:33-47

O Batismo como divinização

A centralidade de nossa Fé cristã se baseia na experiência e vivência pessoal de morrer com Cristo e ressuscitar com ele, e nele. O  texto que hoje nos traz a Epístola aos Romanos nos coloca cara a cara com o principal mistério de nossa salvação. Isto é, a participação na morte e ressurreição de Cristo e em Cristo. O batismo nos  confere a união corporal com o Mistério pascal. No Batismo morremos com Cristo e ressuscitamos com Cristo. 
Qual é a boa notícia que este  texto nos oferta hoje? Primeiramente vale a  distinção  presente  nas  perguntas:  de  que  nos  salva  Deus?  E  a segunda:  para  que  nos  salva Deus? Nas  Igrejas  nos  perguntamos sobre o sentido da salvação celebrada sacramentalmente no Batismo. 
Hoje acredito que é uma boa noticia o anuncio esperançado de que a salvação ofertada por Deus é para que participemos de sua mesma natureza divina (Cf. 2 Pedro 1:4) O sonho de Deus para seus filhos e filhas e que participemos da sua mesma Vida. Portanto, o Batismo se transforma em porta e processo no seguimento do Deus da Vida.

Revdo. Dante Ariel Irrazábal Montero
Recife/PE


Texto para Meditação
“Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição.” Romanos 6:5

Intercessão
Oremos pelo processo de catequese para o batismo e confirmação e para que todas as pessoas batizadas e confirmadas possam sentir sua participação na natureza redimida de Cristo. 
Salmos 31 ou 35
Jeremias 24:1-10
Romanos 9:19-33
João 9:1-17

Cuspir na Terra

Na  nossa  cultura  cuspir  é  uma  coisa  nojenta.  Também  quando cuspimos  demonstramos  desprezo  e  agressão.  Jesus,  no  entanto, cuspiu  para  curar!  O  que  teriam  dito  os  terapeutas  da  época? 
Ultimamente  andei  estudando  um  pouco  de  terapias  alternativas, algumas  vindas  daqui  de  nossas  culturas  indígenas,  outras  das culturas africanas, outras das culturas do oriente, outras das nossas mães e avós. Em  todas as  terapias naturais a  terra  (como um dos quatro elementos: unida à água,  fogo e ar)  tem uma  força  incrível! Jesus poderia ter apenas dito “ficas curado” ou apenas tocado nos olhos. Por que ele cuspiu na  terra? 
Eu li e ouvi diversas vezes esse relato e passava batida. Não será para nos  chamar  a  atenção  dos  poderes  terapêuticos  da  natureza? Perceberam que quanto mais nos afastamos da vida em comunhão com a terra, água, ar e fogo, ficamos mais doentes? Tira o calçado e coloca o pé no barro. Que nojo, a lama escorrendo pelos dedos! Mas, agora muda de olhar, muda de atitude, pensa que  isso  foi dado por Deus como instrumento restaurador e curativo. Acho que foi por isso que Jesus cuspiu na  terra!

Revda. Taís Soares Feldens
Porto Alegre/RS


Texto para Meditação
“Tendo dito isto, cuspiu na terra, e com a saliva fez lodo, e untou com o lodo os olhos do cego.” João 9:6

Intercessão
Oremos para que encontremos nos elementos da natureza o amor curativo de Deus.